quinta-feira, 14 de julho de 2011

Carta-Compromisso

FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
FÓRUMFREIRE
CARTA-COMPROMISSO


O presente instrumento de acordo interno, aprovado no X FÓRUM, contém orientações e compromissos que entre si assumem os membros do FÓRUMFREIRE.

I - O Compromisso de estar sendo um espaço
1. De afirmação, cultivo e ampliação das idéias de Paulo Freire, a partir da Universidade, para viabilizar o diálogo plural entre instâncias promotoras de práticas e reflexões educativas;
2. De encontro entre educadoras e educadores por meio da pesquisa e discussão de trabalhos realizados, que dêem continuidade e vigor ao legado de Paulo Freire, buscando, sempre, aproximar pessoas e instituições que trabalham a partir de suas idéias;
3. Democrático e solidário de atividades educativas e culturais referenciadas na construção de uma sociedade radicalmente justa. A tarefa é, como Freire tanto sonhou, a construção do mundo sem opressão.

II - O Compromisso com a itinerância
O FÓRUMFREIRE é itinerante e fica a sua organização administrativa sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora de cada Reunião Anual, juntamente com a Coordenação Geral.

III - O Compromisso com as atividades
1. o FÓRUMFREIRE deverá promover, estimular e divulgar a realização de estudos, pesquisas, seminários e inovações pedagógicas, em referência ao pensamento e à obra do Professor Paulo Freire;
2. o FÓRUMFREIRE, como espaço de fortalecimento solidário que articula diferentes leituras e experiências, reunirá anualmente, no mês de maio, pesquisadoras e pesquisadores identificados com a Educação Libertadora.

IV - O Compromisso com as Reuniões Anuais de pesquisadoras e pesquisadores
Cada Reunião Anual de Pesquisadoras e Pesquisadores aprovará um Acordo Interno disciplinando a sua realização no ano subseqüente, tomando por base esta Carta Compromisso e em sintonia com os temas educacionais emergentes.

V - O Compromisso com a Construção Coletiva
1. a construção coletiva do FÓRUMFREIRE envolve, de modo solidário, diferentes pessoas e instituições, especialmente, membros permanentes, que o estruturam organicamente e/ou colaboram com a sua continuidade, e demais pessoas comprometidas com o estudo e a prática da Educação Libertadora, em todos os níveis educacionais, em consonância com o que define a presente Carta Compromisso;
2. o Portal do FÓRUMFREIRE constitui mediação no sentido de favorecer e qualificar o diálogo através da produção e desenvolvimento das marcas de memória gravadas ao longo das experiências vivenciadas;
3. na realização de cada Reunião Anual do Fórum será produzido um documento síntese que registrará tanto o diálogo no seu conjunto quanto a dinâmica qeu o viabilizou, sempre sob a responsabilidade da Comissão Organizadora.

VI - O Compromisso com a tomada das decisões coletivas
1. a reunião da Assembléia Geral do FÓRUMFREIRE constitui seu órgão máximo de decisão;
2. a Assembléia Geral é constituída pelos membros do FÓRUMFREIRE;
3. a Assembléia reunir-se-á regularmente no mês de Maio de cada ano, tendo em vista a necessidade de dar consecução aos encaminhamentos do FÓRUMFREIRE;
4. decisões relativas à alteração desta Carta Compromisso deverão ser tomadas pela Assembléia Geral;
5. o FÓRUMFREIRE será coordenado por Comissão eleita na Assembléia dos participantes de cada Reunião Anual, sendo renovada, a cada ano, em pelo menos um terço de seus membros.

VII - O Compromisso com as questões administrativas
1. o FÓRUMFREIRE terá como instâncias administrativas a sua Coordenação Geral.
2. a Coordenação Geral do FÓRUMFREIRE será constituída por uma coordenadora ou coordenador e mais um grupo composto por 5 (cinco) pessoas, vinculadas a Instituições que já  sediaram o FÓRUMFREIRE;
3. a Comissão Organizadora da Reunião Anual do FÓRUMFREIRE será constituída por um(a) representante da Instituição-sede da reunião anterior, um(a) representante da próxima Instituição-sede e um membro da Coordenação Geral.

VIII - Compromisso com o Futuro
A dissolução do FÓRUMFREIRE somente poderá ocorrer por decisão dos seus membros reunidos em Assembléia Geral.

São Leopoldo, 17 de maio de 2008
X Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire

Chafariz da Praça da Bandeira - Centro de Erechim - RS

quarta-feira, 13 de julho de 2011

IFRS/Campus Erechim firma parceria com XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire

Erechim, 12 de julho. Em reunião no Campus Erechim do IFRS, os professores da UFFS/Erechim Luís Fernando e Thiago Ingrassia apresentaram a proposta de realização do XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. O evento, previsto para os dias 24, 25 e 26 de maio de 2012, recebeu mais um apoio importante. O IFRS, Campus Erechim (http://www.erechim.ifrs.edu.br/site/), representado pela Equipe Pedagógica composta pela Diretora de Ensino, Profa Keila Nicchelle, pelas Pedagogas Clarisse Perinazzo, Márcia Klein e Daniela Moraes, se comprometeu a integrar a equipe executiva do evento. A parceria entre a UFFS/Erechim e o IFRS/Erechim para a realização do Fórum Paulo Freire é mais um passo para a definitiva integração das instituições de ensino federal da cidade, tendo em vista atividades relevantes de ensino, pesquisa e extensão.
O IFRS/Erechim associa-se à Secretaria Municipal da Educação de Erechim, à 15ª CRE, ao CEPO e ao 15º Núcleo do CPERS como instituição apoiadora do evento.



segunda-feira, 11 de julho de 2011

Reflexão sobre a educação popular

A educação popular tem como uma de suas marcas acompanhar o movimento de classes, grupos e setores da sociedade que entendem que o seu lugar na história não corresponde aos níveis de dignidade a que teriam direito. Isso pode significar a reivindicação de espaço na estrutura existente, mas pode também representar o engajamento na luta por rupturas e pela busca de novas possibilidades de organização da vida comum. O elemento definidor, neste caso, não é tanto o projeto final, mas a disponibilidade para sair do lugar, o mover-se em direção a um horizonte que apenas deixa entrever sinais do que Paulo Freire chamou de inéditos viáveis. Quer definamos a educação popular com base nos objetivos, no método, no conteúdo, no contexto ou nos sujeitos, sempre haverá dúvidas sobre o que ela é de fato. Acredito que nisso reside uma de suas virtudes e é um dos motivos pelos quais ela não se dissolve como outras modas pedagógicas dispostas a trazer soluções mais ou menos definitivas. Isso tem a ver com a sua origem. Há unanimidade entre os historiadores da educação popular de que ela se forma no movimento da sociedade. Se temos nomes que servem de referência é porque pessoas se dispuseram e tiveram a habilidade de captar a pedagogia que se realizava nesse movimento. No entanto, enquanto processo, ela é maior que cada um desses nomes e continua sendo recriada nesse movimento da sociedade.

STRECK, D. R. Entre emancipação e regulação: (des)encontros entre educação popular e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 15, n. 44, p. 300-310, mai/ago 2010, p. 300.


Não esqueça: PRÉ-FÓRUM, NA UFFS/ERECHIM, 24 DE NOVEMBRO. Aguarde programação. Visualize como foi o Pré-Fórum organizado pela Unijuí/Santa Rosa: http://www.unijui.edu.br/content/view/8608/1229/lang,iso-8859-1/

quinta-feira, 7 de julho de 2011

PRÉ-FÓRUM NA UFFS ERECHIM

Programe-se! Dia 24 de novembro, às 19h, realizaremos o Pré-Fórum na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. O evento, ainda em construção, será realizado no auditório da UFFS/Erechim. Maiores informações estarão sendo disponibilizadas aqui no blog.

Castelinho - Casa de Cultura de Erechim

Escola Municipal de Belas Artes é também parceira do Fórum Paulo Freire

Erechim, 7 de julho de 2011. Em diálogo com a diretora da Escola de Belas Artes Osvaldo Engel, Profa Alessandra Nara Zis Berticelli, foi encaminhada parceria com a Escola para a realização de eventos culturais durante o XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, a ser realizado de 24 a 26 de maio de 2012, em Erechim - RS. O evento, promoção da UFFS/Erechim, está ganhando cada vez mais parceiros. A Escola de Belas Artes, sem dúvida, vai apresentar o que de melhor é produzido em suas diversas expressões artísticas, acolhendo a todos os participantes do Fórum.
Maiores informações sobre a Escola, acessar http://www.pmerechim.rs.gov.br/secretarias/sec-educacao/escola-de-belas-artes
Fonte: http://sinestesicosuffs.blogspot.com/2010/11/no-ultimo-sabado-27-de-novembro.html