quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Seguem articulações para o Fórum

O diálogo com pessoas e instituições continua sendo uma tônica na preparação do Fórum de maio de 2012. Um encontro no Colégio Estadual Haidée Tadesco Reali acertou a presença da instituição no evento. Dessa forma, os eixos de diálogo serão acolhidos em duas escolas públicas estaduais (além do Colégio Haidée já estamos acertados com a Escola Érico Veríssimo) localizadas no entorno do Campus Erechim da UFFS.
Estamos reafirmando que EDUCAÇÃO PÚBLICA SE DISCUTE NA ESCOLA PÚBLICA.
Também, hoje no início da tarde, estivemos conversando com as professoras da Escola Municipal de Belas Artes, avançando no planejamento de sua intervenção artística. Como sugestão para a criação teatral apresentamos o texto de Abdias Campos "Paulo Freire: vida e ensino" (Recife, 2010) produzido a partir da Literatura de Cordel.
Outro movimento relevante foi o diálogo com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que passa a ser ator importante na construção do Fórum. Fomos muito bem acolhidos pelo companheiro Gilberto Cervinski que ficou de levar nossa pauta aos demais companheiros do MAB.
Nesse sentido, a Profa Mara (URI/Erechim) acionou suas redes com movimentos sociais e sindicais de Erechim e região, a exemplo dos Professores Ulisses e Márcio Eduardo (UFFS/Erechim).
Estamos avançando. Um evento que busca discutir Educação Popular e Transformação Social não pode ficar restrito ao âmbito acadêmico, ainda que dele parta.

Confirmamos a próxima reunião com os parceiros e parceiras do Fórum para a sexta-feira, dia 4 de novembro, às 13h 30min, no auditório da UFFS/Erechim - Av. Dom João Hoffmann, 313 - Seminário Fátima, Erechim. A presença de todos e todas é fundamental para a construção desse espaço de diálogo


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Evento sobre Paulo Freire em Pelotas

O diálogo sobre a pedagogia de Paulo Freire é constante em vários locais do Rio Grande do Sul (do Brasil, do mundo...). Agora em novembro, vai ocorrer no Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense o V Seminário Diálogos com Paulo Freire: das práticas escolares às pedagogias das marchas.
O evento é promovido pelo IFSUl/Pelotas, UFSM, UNIPAMPA, FURG e UFPel, estas últimas duas universidades, parceiras do XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire (Erechim, 2012). 

Maiores informações:
http://ufpel.edu.br
http://dialogoscompaulofreire.blogspot.com/



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

REUNIÃO FORTALECE GRUPO DE TRABALHO E ARTICULAÇÕES DO FÓRUM

Quinta 13/10. A chuva deu um tempo e foi possível vivermos um momento importante para a construção do XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
Pela primeira vez, de forma sistemática, foi possível reunirmos um grupo ampliado de pessoas e encaminharmos uma agenda de trabalho.
Estiveram presentes estudantes, servidores e professores da UFFS/Erechim, professoras da URI/Campus de Erechim, da FAE, do CEPO, da 15ª CRE, da SMED/Erechim, do IFRS de Sertão e Erechim.
A pauta observou as origens do Fórum, o desafio da construção do evento em Erechim, o panorama das articulações com pessoas e instituições e a proposta de estrutura para a realização das atividades.
Entre outros temas, discutimos:
1) Os espaços para as atividades, destacando o Centro Cultural 25 de julho (http://www.pmerechim.rs.gov.br/turista/pontos-turisticos/centro-cultural-25-de-julho) para a noite de abertura e a possibilidade do auditório da URI, caso as reformas do Centro Cultural não observarem o cronograma previsto. Além disso, planejamos o espaço para as atividades culturais ("outras expressões"), considerando as questões climáticas (na praça Jayme Lago, no ginásio da URI ou da Escola Haidée).
2) Financiamento, a partir de captação de recursos no CNPq, CAPES, FAPERGS e a participação das instituições parceiras.
3) Fomento à participação dos Movimentos Sociais. O compromisso da articularmos nossas redes para juntarmos esforços para a plena participação dos diversos movimentos nas concepções do evento.
4) Ocorreu a proposta para a constituição de comissões administrativa e pedagógica. No próximo encontro, aprofundaremos esse debate e repartiremos tarefas.

Deliberamos a data do próximo encontro: Sexta-feira, 4 de novembro, às 13h 30min, na UFFS/Erechim.
Pauta: organização administrativa e pedagógica, envolvimento efetivo de pessoas e instituições no evento.

A seguir, algumas imagens da importante reunião desta tarde.




sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Eixos Temáticos do Fórum Paulo Freire


Pessoal, disponibilizamos em nosso blog os eixos de diálogo do nosso encontro em maio de 2012. Estamos em um momento importante de discussões, por isso, comentem, dê a sua opinião, nos ajude a aperfeiçoar a experiência do Fórum. Meu e-mail (thiago.ingrassia@gmail.com) está à disposição para receber sugestões. 
Muitas pessoas se envolveram ao longo desses 13 anos de Fórum. Nosso objetivo é promover um evento simples e à altura dos princípios da comunidade freireana gaúcha, ou seja, de mobilizar o diálogo e a troca de experiências a partir do pensamento de Paulo Freire.
A proposta de eixos a seguir, em linhas gerais, observa a estrutura do Fórum de Santa Rosa (2011), já com alguns acréscimos das discussões realizadas a partir de então. Os eixos orientam as apresentações orais e a modalidade "outras expressões" (teatro, dança, música etc). 

1. PAULO FREIRE e a Educação superior
Questões que envolvam a experiência de educandos e educadores na universidade, tomando o ensino de Graduação como objeto de estudo, no âmbito da formação de educadores ou em outras áreas de formação acadêmicas.
2. PAULO FREIRE e a Educação do campo: resistência e construção de alternativas
Experiências educativas envolvendo comunidades campesinas a partir de saberes por elas constituídos.
3. PAULO FREIRE e os Movimentos sociais, economia solidária, educação e trabalho
Questões sobre os contextos nos quais ocorrem processos de participação na sociedade, relacionando-os aos diversos setores e às mediações pedagógicas neles imbricadas. O trabalho solidário, educação e socioeconomia como forma de incentivar processos educativos emancipatórios.
4. PAULO FREIRE e a Educação de Jovens e Adultos
Questões sobre a educação de jovens e adultos em espaços formais e não formais, em uma perspectiva socioantropológico-cultural; implicações teórico-metodológicas na prática pedagógica de alfabetização de adultos; diálogo com as experiências que envolvem todos os programas de Educação de Jovens e Adultos.
5. PAULO FREIRE e a Educação Popular (ambientes diversos)
Aspectos conceituais e contextuais da (re)fundamentação da Educação Popular; a práxis que possibilite a construção coletiva do conhecimento e o fortalecimento dos processos de ensino e de aprendizagem; teorização das práticas em educação em diferentes contextos sociais formais, não formais e informais que visem à educação problematizadora como processo de emancipação.
6. PAULO FREIRE e a Formação de professores
Envolve os processos de formação inicial e continuada de professores e professoras nos diferentes espaços de formação; conteúdos de ensino e temáticas que valorizem os saberes docentes, a epistemologia da prática e a constituição de contratos didáticos fundados na concepção libertadora da educação.
7. PAULO FREIRE e as políticas públicas da diversidade, do interculturalismo, dos direitos humanos e da cultura da paz
Temáticas relacionadas à diversidade étnica e cultural, à condição sexual, ao gênero, à inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais e demais temas relacionados, além das ações afirmativas em prol de justiça social e equidade (documentos nacionais e internacionais, políticas públicas, fóruns, movimentos populares, ações de ONGs, conselhos, etc.). Além disso, ações de promoção de cultura de paz em diferentes espaços (educação formal e não formal); práticas de mediação comunitária, justiça restaurativa nas escolas, programas e projetos de convivência escolar e direitos humanos; prevenção da violência nas escolas e comunidade, comunicação não violenta.
8. PAULO FREIRE e as Práticas educativas nas escolas da Educação Básica
Experiências e estudos de profissionais da educação que concebem o ensino escolar como ato político, ético e estético; gestão escolar; parcerias, programas e projetos de caráter educativo que entendam a escola como espaço privilegiado de formação desde a Educação Infantil ao final do Ensino Médio.
9. PAULO FREIRE em Diálogo com outros(as) autores(as)
Estudos que proponham a aproximação teórico-prática do legado freiriano com outras construções teóricas de autores(as) clássicos(as) ou contemporâneos(as).
10. PAULO FREIRE e a Educação, comunicação e novas tecnologias
Questões sobre a influência da comunicação na subjetividade e no modo de pensar dos educadores e educandos. Envolve também questões sobre EAD, ambientes virtuais de aprendizagem e outras formas de interação digital virtual, além da utilização/apropriação dos recursos midiáticos nos espaços educativos.
11. PAULO FREIRE e a Educação, a saúde e a cidadania
Experiências voltadas para as questões da saúde em diferentes cenários e contextos sociais, destacando possibilidades de interface entre as áreas da educação e da saúde; questões sobre formação e cidadania na perspectiva da transformação da realidade social vigente.
12. PAULO FREIRE e a Arte, a cultura e a educação interdisciplinar
Abordagens artísticas e culturais, programas, projetos e propostas pedagógicas promotoras de arte e de cultura; a arte na educação como princípio educativo e elemento motivador à interdisciplinaridade.
13. PAULO FREIRE e a gestão da educação
Eixo que pretende dar relevo às administrações do sistema de ensino em todos os seus âmbitos (municipal, estadual e federal e também da rede privada), discutindo, a partir da experiência de Paulo Freire como secretário da educação de São Paulo, a implementação de políticas educacionais na contemporaneidade.
14. PAULO FREIRE e a educação infantil
Este eixo retoma as discussões realizadas no âmbito do IX Fórum (UFRGS, 2009), destacando ações na educação infantil que dialogam com o pensamento de Paulo Freire.


XIV FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
UFFS/ERECHIM
24 A 26 DE MAIO DE 2012
TEMA: EDUCAÇÃO POPULAR E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL    

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

REUNIÃO PREPARATÓRIA PRÉ-FÓRUM PAULO FREIRE - PORTO ALEGRE

Convidamos a todos e todas de Porto Alegre e região para a reunião preparatória para o Pré-fórum Paulo Freire.

Quando: 25 de novembro de 2011 (sexta-feira)
Onde: Sala 601 da Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS (Campus Centro)
Hora: 14h

Pauta: Composição de Comissões para a participação da região de Porto Alegre no XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, em maio de 2012 (UFFS/Erechim); articulações a serem realizadas; questões a serem construídas para o Pré-Fórum em março de 2012.

Contato: Profa Rita de Cássia Machado - cassiafilo@yahoo.com.br

PARTICIPEM!!

FACED/UFRGS
Porto Alegre
Local do IX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
2009