Nosso objetivo é publicizar e colocar em debate todos os movimentos de construção do XIV FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE.
Pela primeira vez, a cidade de Erechim e a região do Alto Uruguai vão sediar o evento. A instituição que está propondo a 14ª edição do Fórum é a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, uma das novas universidades públicas federais criadas pelo REUNI, a partir do engajamento de diversos movimentos sociais da região.
Estamos encarando o desafio de construção do evento de forma democrática, dialogando com pessoas e instituições na busca de um evento que possibilite a autoria, a partilha de experiências e a afirmação da concepção emancipatória de educação.
Não queremos "plateias", mas sujeitos que se encontrem para dialogarem sobre suas práticas educativas. Nesse sentido, os eixos de discussão provocam ao debate.
A UFFS, como instituição em construção, não apresenta estrutura física adequada para a realização de todas as atividades do Fórum. Esse fato, que poderia ser uma limitação, aparece como algo que nos provoca ao diálogo e à parceria. Assim, as discussões do nosso Fórum vão ocorrer em diversos espaços: Centro Cultural 25 de Julho, Escolas Estaduais Haidée e Érico Veríssimo, Praça Jayme Lago e UFFS.
Claro que teremos limitações, mas o encontro fraterno e a acolhida simpática não faltarão!
Alguns movimentos realizados...
A)
Parceria com a ACP EDUCATIVA –
Assessoria e Consultoria Pedagógica (http://acpeducativa.blogspot.com/) de Erechim. Em contato no dia 15/12/2011, a Profa
Alexandra garantiu os blocos, crachás e folders.
B) INSCRIÇÕES: temos um período sugerido
em nossas reuniões administrativas (19/03 – 09/04) e estamos viabilizando a
melhor forma de realizá-las. A UFFS é uma instituição nova e ainda temos
limitações quanto ao uso da TI e de pessoal. Questões como abertura de conta
corrente, valor das inscrições e o meio (site) estão ainda em aberto.
Pretendemos definir esse item ainda agora no mês de janeiro.
C) FINANCIAMENTO: O Fórum será financiado
a partir de três fontes: 1) inscrições dos participantes; 2) projeto para
subvenção junto à Prefeitura Municipal de Erechim (cf. reunião na Secretaria
Municipal da Educação em 21/12/2011) e 3) projeto que será submetido à CAPES.
Outras fontes de apoio financeiro deverão ser analisadas pela Comissão
executiva da edição 2012 e pela Comissão Estadual.
D) LOGOTIPO: estamos viabilizando o
logotipo do evento por meio do apoio do IFRS/Erechim. Somos receptivos a
ideias.
E) CERTIFICADOS: é complicado que estejam
prontos via Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFFS, tendo em vista a
tramitação na universidade. Assim, a exemplo da UFRGS (2009), podemos
confeccionar os certificados a partir da coordenação do evento, inclusive, com
número de registro.
F) PASTAS (“sacolas”): vamos encaminhar
junto a cooperativas ligadas à economia solidária.
G) FAIXAS, BANNERS e CARTAZES:
vamos confeccionar após escolhido o logotipo do evento.
H) ANAIS COM CATALOGAÇÃO: vamos
disponibilizar em CD os anais do evento com catalogação.
I) ATIVIDADES REALIZADAS ATÉ JANEIRO DE 2012:
ü Criação do blog para publicização do evento (maio,
2011);
ü Mobilização de parcerias (sempre!);
ü Contato com as escolas públicas para a realização dos
eixos de discussão;
ü Reuniões para a formação da equipe executiva do
evento;
ü Publicização do evento na mídia local;
ü Contato permanente (via e-mail) entre a Comissão
Estadual;
ü Reuniões com os parceiros do evento;
ü Pré-Fóruns: Pelotas (no IF-Sul, V Diálogos com Paulo Freire, em
novembro/2011), Porto Alegre (reunião na UFRGS em novembro/2011 e indicação de
31/03/2012 para a realização de pré-fórum), Erechim (na UFFS, no dia 24 de
novembro, marcando os seis meses que antecedem o evento) e Santa Rosa (na
UNIJUÍ, previsto para abril/2012);
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