A participação no XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire ocorre somente mediante apresentação de trabalho, tanto na modalidade produção textual, como na modalidade outras expressões (música, teatro, dança, poesia etc).
Eixos Temáticos para a inscrição
de trabalhos:
1.
PAULO FREIRE e a Educação superior
Questões que envolvam a experiência de
educandos e educadores na universidade, tomando o ensino de Graduação como
objeto de estudo, no âmbito da formação de educadores ou em outras áreas de
formação acadêmicas.
2.
PAULO FREIRE e a Educação do campo: resistência e construção de alternativas
Experiências educativas envolvendo
comunidades campesinas a partir de saberes por elas constituídos.
3.
PAULO FREIRE e os Movimentos sociais, economia solidária, educação e trabalho
Questões sobre os contextos nos quais
ocorrem processos de participação na sociedade, relacionando-os aos diversos
setores e às mediações pedagógicas neles imbricadas. O trabalho solidário,
educação e socioeconomia como forma de incentivar processos educativos
emancipatórios.
4.
PAULO FREIRE e a Educação de Jovens e Adultos
Questões sobre a educação de jovens e
adultos em espaços formais e não formais, em uma perspectiva socioantropológico-cultural;
implicações teórico-metodológicas na prática pedagógica de alfabetização de
adultos; diálogo com as experiências que envolvem todos os programas de
Educação de Jovens e Adultos.
5.
PAULO FREIRE e a Educação Popular (ambientes diversos)
Aspectos conceituais e contextuais da
(re)fundamentação da Educação Popular; a práxis que possibilite a construção
coletiva do conhecimento e o fortalecimento dos processos de ensino e de
aprendizagem; teorização das práticas em educação em diferentes contextos
sociais formais, não formais e informais que visem à educação problematizadora
como processo de emancipação.
6.
PAULO FREIRE e a Formação de professores
Envolve os processos de formação
inicial e continuada de professores e professoras nos diferentes espaços de
formação; conteúdos de ensino e temáticas que valorizem os saberes docentes, a
epistemologia da prática e a constituição de contratos didáticos fundados na
concepção libertadora da educação.
7.
PAULO FREIRE e as políticas públicas da diversidade, de gênero, do interculturalismo, dos
direitos humanos e da Cultura de Paz
Temáticas relacionadas à diversidade
étnica e cultural, à condição sexual, ao gênero, à inclusão de pessoas com
necessidades educativas especiais e demais temas relacionados, além das ações
afirmativas em prol de justiça social e equidade (documentos nacionais e
internacionais, políticas públicas, fóruns, movimentos populares, ações de
ONGs, conselhos, etc.) e ações de promoção de cultura de paz em diferentes
espaços (educação formal e não formal).
8.
PAULO FREIRE e as Práticas educativas emancipatórias nas escolas da Educação
Básica
Experiências e estudos de
profissionais da educação que concebem o ensino escolar como ato político,
ético e estético; parcerias, programas e projetos de caráter educativo que
entendam a escola como espaço privilegiado de formação desde as séries iniciais
do Ensino Fundamental ao final do Ensino Médio.
9.
PAULO FREIRE em Diálogo com outros(as) autores(as)
Estudos que proponham a aproximação
teórico-prática do legado freireano com outras construções teóricas de
autores(as) clássicos(as) ou contemporâneos(as).
10.
PAULO FREIRE e a Educação, comunicação e novas tecnologias
Questões sobre a influência da
comunicação na subjetividade e no modo de pensar dos educadores e educandos.
Envolve também questões sobre EAD, ambientes virtuais de aprendizagem e outras
formas de interação digital virtual, além da utilização/apropriação dos
recursos midiáticos nos espaços educativos.
11.
PAULO FREIRE e a Educação, a saúde e a cidadania
Experiências voltadas para as questões
da saúde em diferentes cenários e contextos sociais, destacando possibilidades
de interface entre as áreas da educação e da saúde; questões sobre formação e
cidadania na perspectiva da transformação da realidade social vigente.
12.
PAULO FREIRE e a Arte, a cultura e a educação interdisciplinar
Abordagens artísticas e culturais,
programas, projetos e propostas pedagógicas promotoras de arte e de cultura; a
arte na educação como princípio educativo e elemento motivador à
interdisciplinaridade.
13.
PAULO FREIRE e a gestão da educação
Eixo que pretende dar relevo às
administrações do sistema de ensino em todos os seus âmbitos (municipal,
estadual e federal e também da rede privada), discutindo, a partir da
experiência de Paulo Freire como secretário da educação de São Paulo, a
implementação de políticas educacionais na contemporaneidade.
14.
PAULO FREIRE e a educação infantil
Este eixo retoma as discussões
realizadas no âmbito do IX Fórum (UFRGS, 2009), destacando ações na educação
infantil que dialogam com o pensamento de Paulo Freire.
15.
PAULO FREIRE e a educação ambiental
Relatos de pesquisas e vivências da
Educação Ambiental, em diferentes espaços e numa perspectiva crítica,
radical e libertadora, que dialoguem com o pensamento freireano ou por ele
sejam fertilizados.
Os trabalho submetidos devem observar a ementa do eixo. Pretendemos realizar diálogos a partir dos textos. Por questões de estrutura e da própria concepção do evento, não disponibilizaremos equipamento multimídia, ou seja, a apresentação dos trabalhos será de forma oral e dialogada no grupo.
Cada grupo (eixo) tem autonomia de estabelecer suas regras de funcionamento. Em cada sala, teremos uma pessoa que se constituirá em referência (coordenador/a) e, para a plenária de encerramento no sábado, cada grupo de discussão apresentará as principais questões debatidas (de forma sucinta), permitindo o diálogo no grupo ampliado.
As apresentações de trabalho nos eixos de diálogo estão previstas para a sexta, dia 25/05, pela manhã e tarde (até 16h).
Duas escolas públicas estaduais serão os locais para os diálogos (disponibilizaremos a alocação de cada eixo/sala com antecedência).
Colégio Estadual Heidée Tedesco Reali
Colégio Haidée Praça Jayme Lago, Centro de Erechim |
Escola Érico Veríssimo (http://escolaericoverissimoerechim.blogspot.com/)
Rua Heráclides Franco, 44
Centro Erechim
EDUCAÇÃO POPULAR SE DISCUTE NA ESCOLA PÚBLICA
As duas escolas ficam nas proximidades do Campus Erechim da UFFS, que fica no Seminário Nossa Senhora de Fátima (AV. Dom João Hoffmann, 313).
Seminário Fátima |
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