A Coordenação do XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire informa que as inscrições para o evento ainda não estão disponíveis em virtude de problemas técnicos no site da UFFS (www.uffs.edu.br).
Temos uma equipe trabalhando para resolver o problema e, em breve, estaremos disponibilizando o link.
Nós tentamos cumprir o calendário acordado em nossas reuniões preparatórias, mas estamos sendo surpreendidos por esse problema técnico alheio a nossa vontade.
Contudo, por favor, aprontem seus resumo/textos. Vamos deixar em pelo menos 20 dias o período de inscrições.
Estamos construindo um grande encontro em maio. Nesse sábado, dia 31/03, teremos o Pré-Fórum na Faculdade de Educação da UFRGS, sala 601, às 9h.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Público Alvo
Professores e
estudantes universitários, professores da educação básica, militantes sociais e
pessoas estudiosas da obra de Paulo Freire em geral
Formas de participação
Apresentação de
trabalho escrito nos eixos de diálogo
Outras formas de
expressão (música, dança, teatro, poesia etc)
Pelo
site www.uffs.edu.br
Valores
Professores
Universitários, Estudantes de Pós-Graduação: R$ 50,00
Professores
da Educação Básica, Estudantes de Graduação e Militantes de Movimentos Sociais:
R$ 30,00
Os
textos ou resumos devem ser enviados para o e-mail forumpaulofreire2012@gmail.com
A
participação no evento está condicionada a apresentação de trabalho nas
modalidades produção textual e outras formas de expressão. Não há inscrição para ouvintes.
Cada
autor poderá inscrever um trabalho na qualidade de autor principal e um outro
trabalho na qualidade de co-autor. Cada trabalho gera uma certificação.
Os
participantes receberão um CD com os anais do evento indexados.
Cada
trabalho deve ser submetido observando os eixos de diálogo (vide a seguir).
EIXOS DE DISCUSSÃO e FORMATAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO
1. PAULO FREIRE e a Educação superior
Questões que
envolvam a experiência de educandos e educadores na universidade, tomando o
ensino de Graduação como objeto de estudo, no âmbito da formação de educadores
ou em outras áreas de formação acadêmicas.
2. PAULO FREIRE e a Educação do campo: resistência e
construção de alternativas
Experiências
educativas envolvendo comunidades campesinas a partir de saberes por elas
constituídos.
3. PAULO FREIRE e os Movimentos sociais, economia
solidária, educação e trabalho
Questões sobre os
contextos nos quais ocorrem processos de participação na sociedade,
relacionando-os aos diversos setores e às mediações pedagógicas neles
imbricadas. O trabalho solidário, educação e socioeconomia como forma de
incentivar processos educativos emancipatórios.
4. PAULO FREIRE e a Educação de Jovens e Adultos
Questões sobre a
educação de jovens e adultos em espaços formais e não formais, em uma
perspectiva socioantropológico-cultural; implicações teórico-metodológicas na
prática pedagógica de alfabetização de adultos; diálogo com as experiências que
envolvem todos os programas de Educação de Jovens e Adultos.
5. PAULO FREIRE e a Educação Popular (ambientes
diversos)
Aspectos conceituais
e contextuais da (re)fundamentação da Educação Popular; a práxis que
possibilite a construção coletiva do conhecimento e o fortalecimento dos
processos de ensino e de aprendizagem; teorização das práticas em educação em
diferentes contextos sociais formais, não formais e informais que visem à
educação problematizadora como processo de emancipação.
6. PAULO FREIRE e a Formação de professores
Envolve os processos
de formação inicial e continuada de professores e professoras nos diferentes
espaços de formação; conteúdos de ensino e temáticas que valorizem os saberes
docentes, a epistemologia da prática e a constituição de contratos didáticos
fundados na concepção libertadora da educação.
7. PAULO FREIRE e as políticas públicas da
diversidade, do interculturalismo, do feminismo, dos direitos humanos e da e a
Cultura de Paz
Temáticas
relacionadas à diversidade étnica e cultural, à condição sexual, ao gênero, à
inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais e demais temas
relacionados, além das ações afirmativas em prol de justiça social e equidade
(documentos nacionais e internacionais, políticas públicas, fóruns, movimentos
populares, ações de ONGs, conselhos, etc.) e ações de promoção de cultura de
paz em diferentes espaços (educação formal e não formal)
8. PAULO FREIRE e as Práticas educativas emancipatórias
nas escolas da Educação Básica
Experiências e
estudos de profissionais da educação que concebem o ensino escolar como ato
político, ético e estético; parcerias, programas e projetos de caráter
educativo que entendam a escola como espaço privilegiado de formação desde as
séries iniciais do Ensino Fundamental ao final do Ensino Médio.
9. PAULO FREIRE em Diálogo com outros(as) autores(as)
Estudos que
proponham a aproximação teórico-prática do legado freireano com outras
construções teóricas de autores(as) clássicos(as) ou contemporâneos(as).
10. PAULO FREIRE e a Educação, comunicação e novas
tecnologias
Questões sobre a
influência da comunicação na subjetividade e no modo de pensar dos educadores e
educandos. Envolve também questões sobre EAD, ambientes virtuais de
aprendizagem e outras formas de interação digital virtual, além da
utilização/apropriação dos recursos midiáticos nos espaços educativos.
11. PAULO FREIRE e a Educação, a saúde e a cidadania
Experiências
voltadas para as questões da saúde em diferentes cenários e contextos sociais,
destacando possibilidades de interface entre as áreas da educação e da saúde;
questões sobre formação e cidadania na perspectiva da transformação da
realidade social vigente.
12. PAULO FREIRE e a Arte, a cultura e a educação
interdisciplinar
Abordagens
artísticas e culturais, programas, projetos e propostas pedagógicas promotoras
de arte e de cultura; a arte na educação como princípio educativo e elemento
motivador à interdisciplinaridade.
13. PAULO FREIRE e a gestão da educação
Eixo que pretende
dar relevo às administrações do sistema de ensino em todos os seus âmbitos
(municipal, estadual e federal e também da rede privada), discutindo, a partir
da experiência de Paulo Freire como secretário da educação de São Paulo, a
implementação de políticas educacionais na contemporaneidade.
14. PAULO FREIRE e a educação infantil
Este eixo retoma as
discussões realizadas no âmbito do IX Fórum (UFRGS, 2009), destacando ações na
educação infantil que dialogam com o pensamento de Paulo Freire.
15. PAULO FREIRE e a educação ambiental
Relatos de pesquisas
e vivências da Educação Ambiental, em diferentes espaços e numa
perspectiva crítica, radical e libertadora, que dialoguem com o pensamento
freireano ou por ele sejam fertilizados.
NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS
a)
Modalidade
produção textual
Consiste em uma
produção textual de relato de pesquisa, de experiências ou de estratégias
educativas, de projetos ou atividades que fazem referência ao pensamento
pedagógico de Paulo Freire.
O “texto” deve
compreender de 6 a
8 páginas com sistema de citação de autor e data; espaçamento entre linhas 1,5;
fonte Times New Roman – tamanho 12; tamanho do papel A4; margens (superior,
inferior, esquerda e direita) 2,5
cm ; todas as referências no final do texto.
Nome do arquivo:
Nome_do_ autor.doc.
O “resumo” deve
compreender 20 linhas (no máximo) ou 1.500 caracteres; espaçamento entre linhas
1,5; fonte Times New Roman – tamanho 12.
O trabalho deve
condizer com e ser inscrito em um Eixo
Temático.
TÍTULO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Nome do autor(a): completo
Nome(s) dos coautores(as): separados
por ponto e vírgula (no máximo 2 coautores)
Instituição ou Movimento Social: nome
completo e sigla
E-mail do autor e coautores:
Eixo Temático:
Resumo:
Palavras-chave:
Texto completo:
Referências:
|
a)
Modalidade outras
formas de expressão
Consiste na
apresentação de trabalhos – por meio de teatro, dança, música, pintura,
escultura, instalação, poesia, vídeo, entre outros – condizentes com a
perspectiva teórico-pedagógica de Freire e/ou referidos a conceitos-categorias
trabalhados pelo educador.
O resumo da
intervenção de outras formas de expressão deve compreender 20 linhas (no
máximo) ou 1.500 caracteres; espaçamento entre linhas 1,5; fonte Times New
Roman – tamanho 12; tamanho do papel A4; margens (superior, inferior, esquerda
e direita) 2,5 cm .
Nome do arquivo:
Nome_do_ autor.doc.
Notas
esclarecedoras:
a) Todo trabalho
categorizado como outras formas de expressão deve condizer com e ser inscrito em um Eixo Temático , da mesma
forma que a modalidade produção textual.
b) Para esta
modalidade de participação
- enviar um resumo
(não um texto completo) do trabalho a ser apresentado;
- não há limite de
coautores por trabalho inscrito;
- há necessidade da
inscrição, no evento, dos coautores que desejam certificação;
- indicar o material
necessário para a apresentação e tempo previsto (quando espetáculo).
Nome do autor(a): completo
Nome(s) dos coautores(as): separados
por ponto e vírgula
Instituição ou Movimento Social: nome
completo e sigla
E-mail do autor:
Eixo Temático:
Resumo:
Palavras-chave:
Referências:
|
Coordenadores do Evento:
Prof. Ms. Thiago
Ingrassia Pereira – Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS –
Campus Erechim/RS
Prof. Dr. Luís
Fernando Santos Corrêa da Silva - Professor da Universidade Federal da
Fronteira Sul/UFFS – Campus Erechim/RS
Fernanda May - estudante de Ciências Sociais e bolsista PET/Conexões de Saberes da UFFS/Erechim
Professores
Integrantes da Coordenação Interinstitucional:
Prof. Dr. Cênio Back
Weyh - URI – Santo Ângelo
Profa. Dra. Hedi
Maria Luft - UNIJUí – Santa Rosa
Profa. Dra. Fabiana
Tejada da Silveira – UFPel - Pelotas
Prof. Dr. Vilmar
Alves Pereira – FURG – Rio Grande
Prof.
Ms. Thiago Ingrassia Pereira – UFFS – Erechim
COMITÊ
CIENTÍFICO:
Profa. Dra. Adriana
Losso – UFFS – Campus Erechim
Prof. Dr. Cênio Back
Weyh - URI – Campus de Santo Ângelo
Profa. Denise
Sponchiado – URI – Campus Erechim
Profa. Dra. Hedi
Maria Luft - UNIJUí – Campus Santa Rosa
Profa. Dra. Fabiana
Tejada da Silveira – UFPel – Pelotas
Prof. Dr. Jaime José
Zitkoski – UFRGS – Porto Alegre
Prof. Ms. Leandro
Carlos Ody – CEPO/UPF – Erechim/Passo Fundo
Prof. Dr. Luís
Fernando Santos Corrêa da Silva - UFFS – Campus Erechim
Profa. Ms. Mara
Rúbia Bispo Orth – UPF – Passo Fundo
Profa. Dra. Marilane
Maria Wolff Paim - UFFS – Campus Erechim
Profa. Ms. Rita de
Cássia Machado – UFRGS – Porto Alegre
Prof. Dr. Rodrigo
Saballa de Carvalho – UFFS – Campus Erechim
Prof. Dr. Vilmar
Alves Pereira – FURG – Rio Grande
Profa. Dra. Thaís
Janaína Wenczenovicz – UERGS – Campus Erechiim
Prof. Ms. Thiago
Ingrassia Pereira - UFFS – Campus Erechim
Profa. Ms. Verenice
Teresinha Lipsch – FAE – Erechim
Prof. Dr. Vinícius
Lima Lousada – IFRS – Campus Sertão
Profa. Ms. Zoraia
Bittencourt - UFFS – Campus Erechim
Profa Ms. Regina Irgang – SMED/Erechim
Profa
Dra. Ana Lúcia de Souza Freitas – PUCRS – Porto Alegre
Nenhum comentário:
Postar um comentário