Pessoal, por favor confiram a sua sala de apresentação de trabalho na sexta, dia 25/05, das 8:30 às 12:00 e das 14:00 às 16:00.
A listagem completa estará disponível na sacola do evento.
EIXOS DE DIÁLOGO - ESCOLA ÉRICO
Rua Heraclides Franco, 44
A listagem completa estará disponível na sacola do evento.
EIXOS DE DIÁLOGO - ESCOLA ÉRICO
Rua Heraclides Franco, 44
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 07
Eixo 1
PAULO FREIRE e
a Educação Superior
Coordenação: Fernanda May – UFFS/Erechim
1-Márcia
Adriana Rosmann
Cleo
Antonio Lopes Rosa
|
|
2-Luçaires Czermainski Gonçalves
Lucia Czermainski Gonçalves
|
A tutoria numa perspectiva freiriana-
Entrelaçando Saberes
|
3-Ana Lúcia Nunes Pereira
|
A EDUCAÇÃO POPULAR NOS
ESPAÇOS NÃO ESCOLARES DE EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
NO DEDC XV (UNEB) – VALENÇA/BA
|
4-Fábio Alves de Araujo Souza
|
O corpo como
parte da educação
|
5-Danielli
Rosado
|
UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO: PAULO FREIRE E
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
|
6-Anamaria
Copercini Bortolanza
|
CONHECIMENTO SOBRE OS
PENSAMENTOS E A BIOGRAFIA DE PAULO FREIRE ADQUIRIDOS EM SALA DE AULA PELOS
GRADUANDOS DO 5º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICA E
PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE ERECHIM/RS
|
7-Selí
Teresinha Leite
|
ENSINO SUPERIOR: PERCALÇOS E ANSEIOS
|
8-Maria
Claudia Cardoso Farias
Sabrina
das Neves Barreto
|
Aprender ao
ensinar” e “ensinar ao aprender” com um grupo de educandos do Curso de
Geografia Licenciatura da FURG, na disciplina de Educação de Jovens e
Adultos.
|
9-Maria Raidalva Nery Barreto
|
A EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS FORMAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
REALIZADA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)
|
10-Eliane
Godinho
|
(RE)SIGNIFICAÇÃO DA
ESCOLA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
QUE DIALOGAM COM
PAULO FREIRE
|
11-Cléton
Salbego
Elaine
Maria Dias de Oliveira
Márcia
de Almeida Rosso da Silva
Vanessa
Cristina Dalenogare
|
PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO
E DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA
|
12-
Fernanda May
|
A EXPERIÊNCIA DO PET/CONEXÕES DE
SABERES – UFFS/ERECHIM: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO POPULAR NO ENSINO
SUPERIOR
|
13-Jonas
Hendler da Paz
Andressa
Trindade Espíndola
Letícia
da Silva
Paloma
Daud
Vinícius
de Oliveira Masseroni
|
A PESQUISA COMO UM PROCESSO FORMATIVO
E A CONSTRUÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA.
|
14-Sílvia
Juliana Baptista Juliani
|
Avaliação Participativa: a
experiência de aprender a dizer a sua palavra
|
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 19
Eixo
2
PAULO
FREIRE e a Educação do campo: resistência e construção de alternativas
COORDENAÇÃO: Naira Estela Roeler Mohr – UFFS/Erechim
1-Maria Helena Romani Mosquen
Claudete Junges
|
EDUCAÇÃO
POPULAR EM ANCHIETA/SC:
Sistematização
de experiência em construção nas escolas do campo
|
2-Naira Estela Roesler MOHR
Matheus Fernando MOHR
|
Escola e comunidade
ampliando diálogos por meio das visitas pedagógicas.
|
3-Raquel
Borges Teixeira de Oliveira
Andréa
Wahlbrink Padilha da Silva
Lílian
Gomes Aldrighi
|
Trilhando os
caminhos da pesquisa-ação na Escola do/no campo: uma proposta de formação de
professores, na perspectiva da Educação Popular do campo
|
4-Fátima
Rejane Colvara Santos
Aline
Ferron
|
INVESTIMENTOS GOVERNAMENTAIS NA
EDUCAÇÃO RURAL BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA FREIRIANA
|
5-Eduardo Garralaga Melgar Junior
|
DESVELANDO
PRÁTICAS EDUCACIONAIS: CONTEXTOS E TRAJETÓRIAS DAS ESCOLAS DO CAMPO EM
JAGUARÃO/RS
|
6-Vanessa
Gonçalves Dias
Michele
Silveira Azevedo
|
PROCESSOS DE PESQUISA-AÇÃO NA
REALIDADE DAS ESCOLAS DO CAMPO
|
7-Valquíria
Santos Böhm
Juliana
Lima Fagundes
Magda G. Cruz
dos Santos
|
RESISTÊNCIA
E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS ENVOLVENDO COMUNIDADES
CAMPESINAS A PARTIR DE SABERES POR ELAS CONSTITUÍDOS
|
8-Nara
Regina Borges Dias
|
ESCOLA E VIOLÊNCIA NA EDUCAÇÃO DO
CAMPO
|
9-Patricia
Rutz Bierhals
Fernanda
dos
Santos
Paulo
Elizane
Pegoraro Bertineti
|
Paulo freire e gramsci um diálogo com a formação de educadores
|
10-Roberta
do Espírito Santo Luzzardi
|
EDUCAÇÃO
POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO: ALGUMAS REFLEXÔES SOBRE A ESCOLA
PÙBLICA
|
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 17
Eixo 3
PAULO FREIRE e os Movimentos sociais, economia
solidária, educação e trabalho
Coordenação: Valter Morigi - UFRGS
1-Valter Morigi
|
Aproximações
entre Cidades Educadoras, Trabalho e Educação
|
2-Letícia
da Silva Soares
Arisa
Araujo da Luz
|
UM DIÁLOGO RECHEADO DE VOZES: MERENDA
ESCOLAR, PRODUÇÃO, CONSUMO E LEGISLAÇÃO
|
3-Maristel
Carrilho da Rocha
|
Uma
|
4-Juliana
Carla Girotto
|
A ECONOMIA SOLIDÁRIA DIALOGADA COM O
PENSAMENTO DE PAULO FREIRE
|
5-Fernanda dos Santos Paulo
|
EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO DE
EDUCADORES/AS: OS DESAFIOS ATUAIS
|
6-Suzana
Kaiser
Vanise
dos Santos Gomes;
|
MULHERES PESCADORAS E A EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS: UM PROCESSO EMANCIPATÓRIO
|
7-Everton
Dorneles Chemelo
|
EDUCAÇÃO E
TRABALHO: O EDUCADOR EM PROCESSO NA EMANCIPAÇÃO DOS EDUCANDOS
|
8-Tamara
Raísa Bubanz Silva
|
“Agricultoras
Familiares vivenciando Economia Solidária: Relato de uma Experiência com
Educação na prática da liberdade”
|
9-Ana Maria da Silva Brum
Jéssica Falcão de Oliveira
Janaína Noguez
|
TECENDO DIÁLOGOS
COM AS LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS: A PERCEPÇÃO SOBRE OSEU PAPEL ENQUANTO
REPRESENTANTES DEASSOCIAÇÕES DE COMUNIDADES NO MUNICIPIO DO RIO GRANDE/RS
|
10-Paulo
Ricardo C. Aleluia
|
TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E EDUCAÇÃO
POPULAR: A DIMENSÃO EDUCATIVA DA AÇÃO POLITIZADORA DO INSTITUTO DE FÉ E
POLÍTICA DE CÁRITAS DA DIOCESE DE AMARGOSA- BA
|
11-Margot
Rahde Reali
Maria
Rosane da Costa Couto
|
Diagnóstico
da escola de acordo com projeto político pedagógico vigente
|
12-Felipe
Soares Nascimento
|
RELATOS DE EXPERIÊNCIA: PROJETO
TÉCNICO SOCIOAMBIENTAL – PTSA
OUTRAS EXPRESSÕES
|
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 01
Eixo 4 (sala 1)
PAULO
FREIRE e a Educação de Jovens e Adultos
Coordenação:
Marilane Maria Wolff Paim - UFFS/Erechim
1-Marilane Maria Wolff Paim
|
ARTICULAÇÃO
ENTRE AS DIMENSÕES DA PRÁTICA ALFABETIZADORA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
|
2-Valdo
Barcelos
|
CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA
EJA – UMA ALTERNATIVA FREIREANA E INTERCULTURAL DE EDUCAÇÃO
|
3-
Flávia Dalla Costa
|
REFLEXÕES SOBRE O LEGADO DE PAULO
FREIRE NA EJA
|
4-Luiz Etevaldo da Silva
|
A filosofia
freireana e seus vínculos com aEducação de Jovens e Adultos
|
5-Juliana
Silva dos Santos
|
ACULTURAÇÃO OU LIBERTAÇÃO? REFLEXÕES
SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
6-Helena de Fátima Fernandes da Silva
Eduarda Ribeiro Vieira
|
A educação
como forma de libertação para Jovens e Adultos
|
7-Liderlanio de Almeida Araújo
Geize
Jeane Araujo
Graziela
Brito de
Almeida
|
REAGINDO QUIMICAMENTE
PARA TRANSFORMAR A PRÁTICA DOCENTE
|
8-Bruna Borges Telmo
Paola Reyer Marques
|
APRENDIZAGENS DE UMA PETIANA NO
CONTEXTO DE UM CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR
|
9-Carmem Lucia Albrecht Da Silveira
Viviane de Quevedo Chaves
|
DADOS
QUANTITATIVOS SOBRE O ANALFABETISMO: UM OLHAR A PARTIR DE PAULO FREIRE
|
10-Maria
Rita Costa do Carmo
Simara Santana Guedes
|
O fazer unido
ao saber na formação do educador: estágio na educação de jovens, adultos e
idosos uma experiência de educação freireana
|
11-Natali Santos Moura
|
DESAFIOS
ENFRENTADOS NA DOCÊNCIAEM UMA TURMA DE EJA
|
12-Alexandre
Cougo de Cougo
Cleuza Maria Sobral Dias
|
JOVENS
HISTÓRIAS NA ESCOLA DA LUA
|
13-Andreia
B. dos Santos
Elane Silva de Andrade
|
DO AUTORITARISMO AO O DESAFIO DA
CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS COLETIVOS EM UMA PERSPECTIVA FREIREANA
|
14-Geize Jeane Gomes de Araújo
|
TRILHAS E CAMINHOS NO
PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS JOVENS
|
15-
Elisabete Ferreira Delfino
|
MEDITAÇÃO COMO UMA POSSIBILIDADE DE
ALFABETIZAÇÃO NAS EXPERIÊNCIAS DO PROJETO TECELENDO
|
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 02
Eixo 4
(sala 2)
PAULO
FREIRE e a Educação de Jovens e Adultos
Coordenação:
Adriana Regina Sanceverino Losso – UFFS/Erechim
1-Adriana
Regina Sanceverino Losso
|
MEDIAÇÃO: O EXERCÍCIO DO DIÁLOGO COMO FUNDAMENTO DA
PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
2-José Glauco Teixeira Lins Filho
Ednaldo Menezes de Lima
Graziela
Brito de Almeida
|
HUMANISMO E
CIDADANIA - Educação em Valores
|
3-Isolda
Borges Ferreira
Jerusa
Fofonka Machado
|
O COMPLEXO
TEMÁTICO COMO ELEMENTO DE CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULO
TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
manejos responsáveis para a nutrição do conhecimento
|
4-Franciele
Fátima
Marques
Rute
Blazejuk
Imlau
Marilei
Fátima
Balensiefer
Simonetto
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS
E ADULTOS À LUZ DE PAULO FREIRE: UMA EXPERIÊNCIA PAUTADA EM SEUS ENSINAMENTOS
|
5-Meri Elen Baptista Bastos
|
REPENSANDO
A FORMAÇÃO DO CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM EJA: LEITURA DE MUNDO,
LEITURA DA PALAVRA
|
6-Micheli
Daiani Hennicka
Silvia
Regina Montagner
|
Andarilhando
com Paulo Freire: a importância do seu legado para a EJA na atualidade
|
7-Marcia
Helena Koboldt Cavalcante
Marlene
Soder Ressler
|
NO TIJOLO E CIMENTO A SABEDORIA DA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
8-Elane
Silva de Andrade
Daniela
Sales
Josiane
Dias Costa
|
TECELENDO:
Tecendo novos caminhos para a Alfabetização de Jovens, Adultos?
|
9-Vivian
Destri
Claudia
Smuk da Rocha
Carolina
Destri
|
CEJA –
ERECHIM:
UMA EXPERIÊNCIA EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS
DE EDUCAÇÃO
|
10-Lisiane Costa Claro
Sícero
Miranda
|
Projeto Educação
para Pescadores: UMA MARCHA PELA Educação Popular na EDUCAÇÃO FORMAL - EJA
|
11-Catia Eli Gemelli
|
PROEJA-FIC
e as contribuições para a inclusão de jovens e adultos no mercado de trabalho:
um relato das experiências vivenciadas na escola Nelson Paim Terra (Canoas –
RS)
|
12-Rogéria
Aparecida Garcia
|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS NO MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS: A BUSCA PELO PROTAGONISMO POPULAR.
|
13-Patrícia
Taís Zick
Lucas
Carbonari
|
Outras
expressões
|
14-Neci
Maria Lopes Bandeira
Débora
Amaral Sotter
|
PAULO FREIRE
EM POESIA – escritas dos educandos da Educação de Jovens e Adultos do
CAIC/FURG
|
15-Gabriela Peters Lumertz
Márcia
Regina Becker
Tatiana Peters Lummertz;
Edla Eggert
|
Outras
expressões
|
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 03
Eixo 5 (sala 1)
PAULO FREIRE e a educação popular (ambientes
diversos)
Coordenação: Vilmar Alves Pereira - FURG
1-Fernanda Carvalho
Ferreira; Telmo Adams
|
Mediações
pedagógicas em Programa de Acolhimento Institucional: uma prática das ideias
de Freire
|
2-Vilmar Alves Pereira
|
DE PROFESSOR A
EDUCADOR LIBERTADOR: desafios a partir do contexto dos Pré-universitários
Populares no PAIETS-FURG
|
3-Isabela Camini
|
Cartas Pedagógicas: Aprendizados que se entrecruzam e se comunicam
|
4-Jaime José Zitkoski
|
A EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: o lugar e a importância
histórica a partir de uma leitura freireana
|
5-Valmor
Rabelo
Grasiela
Rutiel Huff
|
A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE
LIBERTAÇÃO
|
6-Sérgio
Trombetta
|
Paulo Freire:
Uma pedagogia da Libertação
|
7-Gabriela Maciel Lamberty
Maria Raquel Caetano
|
Educação Popular e os saberes dos educandos
|
8-Gomercindo
Ghiggi
|
Do fragmento à
pedagogia das marchas (Ou da contramarcha?)
Caminhando com Paulo Freire...
|
9-Veridiana
Gomes Caseira
Leonardo
Dorneles Gonçalves
|
PRÁTICAS
EDUCATIVAS POPULARES NO CONTEXTO DAS ILHAS DA TOROTAMA E MARINHEIROS EM RIO
GRANDE-RS
|
10-Elza Maria Fonseca Falkembach
|
“DA ESPERANÇA À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL”
|
11-Taís
Maiara Loss Loehder
Carmem
Lúcia Albrecht da Silveira
|
Distorção Idade-Série em uma perspectiva Freiriana
|
12-Vanessa Silva da Luz
Sicero Agostinho Miranda
|
RECONSTRUINDO A REDE DE PESCA COMO TEMA
GERADOR NO ENSINO DE GEOMETRIA
|
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 04
Eixo 5 (sala 2)
PAULO FREIRE e a educação popular (ambientes
diversos)
Coordenação: Verenice Lipsch – FAE/Erechim; Leandro Carlos Ody – CEPO/Erechim
1-Verenice
Lipsch
Leandro
Carlos Ody
|
EDUCAÇÃO
POPULAR:
A AÇÃO DO EDUCADOR COMO POSSIBILIDADE
DE TRANSFORMAÇÃO
|
2-Paola
Reyer Marques
Bruna
Borges Telmo
|
VALIDADE DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO POPULAR
EM FREIRE NO COTIDIANO DE UM CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR
|
3-Luis
Carlos Borges dos Santos
|
A Educação
Popular em Fé e Alegria: uma ação transformadora
|
4-
Leonardo Dorneles Gonçalves
|
A PESQUISA EM EDUCAÇÃO POPULAR: UM
NECESSÁRIO “QUE FAZER” NOS CURSOS PRÉ UNIVERSITÁRIOS
|
5-Daniele
Borges
Simone
Gonçalves da Silva
|
A CONSTITUIÇÃO DE UM EDUCADOR (A) REFLEXIVO NO CONTEXTO DO CURSO
PRÉ-UNIVERSITÁRIO FÊNIX: entre as rodas e prosas de conversa
|
6-Raquel
Karpinski Lemes
Mariana
Rafaela Esquinatti
Shirlei
Alexandra Fetter
|
Contribuições
para uma prática educacional-crítica
|
7-Júlia
Guimarães Neves
|
ESTUDO DE
CASO: Motivação Educacional em dois relatos de vida
|
8-Deloíze Lorenzet
Juliana Carla Girotto
|
EDUCAÇÃO POPULAR:
um projeto
político e pedagógico para a transformação social
|
9-Laiz Cristina dos Santos Silveira
|
A
PRÁTICA DEMOCRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM COMUNIDADES EM SITUAÇÃO DE
VULNERABILIDADE
|
10-Hellen
Pegoraro Gregol
|
EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO
PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR: UMA LEITURA A PARTIR DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
|
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 05
Eixo 5 (sala 3)
PAULO FREIRE e a educação popular (ambientes
diversos)
Coordenação: Rita de Cássia Fraga Machado - UFRGS
1-Rita de Cássia Fraga Machado
Conceição Paludo
|
Educação de
Adultos e a relação trabalho-educação no trabalho de educação popular:
perspectivas freireanas
|
2-Isabel Rosa Gritti
Silvana Maria Gritti
|
A OBRA PROMOCIONAL SANTA MARTA E A PEDAGOGIA FREIRIANA.
|
3-Patrícia
Madruga Brum
|
EU/NÓS EDUCADORAS POPULARES: UM
DIÁLOGO COM A NOSSA EXPERIÊNCIA
|
4-Karolyne
Marques Fonseca
|
CONEXÕES
COM OS SABERES POPULARES: ACREDITAR COM ESPERANÇA
|
5-Michele
Silveira Azevedo
Neiva
Afonso Oliveira
Kátia
Aparecida Poluca Proença
|
ESCOLA:É POSSÍVEL CONSCIENTIZAR?
|
6-Emanuele
Glaeser
Jorge A. Rosa Ribeiro
|
Outras formas de expressão
|
7-Felipe
Vargas da Fonseca
|
As
experiências de êxito nos cursos pré-universitários do PAIETS: Saberes
Populares e Protagonismo Social
|
8-Iria
Vannuci Barbosa da Silva
|
Tecelendo:
tecendo sua história através de uma teia de saberes populares na perspectiva
Freiriana
OUTRAS
EXPRESSÕES
|
9-Vanessa Silva da Luz
Sicero Agostinho Miranda
|
RECONSTRUINDO A REDE DE PESCA COMO TEMA
GERADOR NO ENSINO DE GEOMETRIA
|
10-Camila
de Almeida Silva
|
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: O
ENSINO EM UMA PERSPECTIVA DE EMANCIPAÇÃO EM FREIRE
|
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 08
EIXO 6 (sala 1)
PAULO FREIRE e a Formação
de professores
COORDENAÇÃO: Joviana Vedana da Rosa – UFFS/Erechim
1-Joviana Vedana da Rosa
|
UM
ENCONTRO COM A EDUCAÇÃO POPULAR E INTENCIONALIDADES NA MINHA FORMAÇÃO DOCENTE
|
2-Jerônimo
Sartori
|
EM BUSCA DA
AUTONOMIA PARA AS AÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À
DOCÊNCIA
|
3-Sabrina
de O. Lackmann
Stefani
do Nascimento
Renan
Ribeiro Pimentel
|
O currículo
do curso de pedagogia: Um estudo a partir da leitura dos educandos.
|
|
A CONSCIENTIZAÇÃO EM ESPAÇOS MENORES:
O INACABAMENTO DO PROFESSOR.
|
5-Mariza de Sena Rodrigues
Leonardo Dorneles Gonçalves
|
A EXPERIÊNCIA DE UMA
ESTUDANTE DE PEDAGOGIA INSERIDA EM UM CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR
|
6-Tiago Schuaste Diedrich
|
A
EPISTEMOLOGIA FREIREANA E O ENSINO DE HISTÓRIA
|
7-Neusete Machado Rigo
Adriane Weyh
Carmine Zimmermann
Sílvia Luíza Spohr Recchi
|
DIALOGICIDADE
NO PROCESSO DE INCLUSÃO: SEMENTES DE ESPERANÇA
|
8-Márcia
de Jesus Xavier
|
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DESAFIOS À
FORMAÇÃO DOCENTE
|
9-Eliane
de Lourdes Felden
Claudine
Adriana Casarin Kronhardt
|
|
10-Danielle
Monteiro Behrend
|
Diálogos com famílias e a contribuição
de suas narrativas na formação docente
|
11-Nisiael de Oliveira
Kaufman
Elvio de Carvalho
|
COMPETÊNCIAS
PARA ENSINAR E APRENDER NUMA PERSPECTIVA FREIRIANA
|
12-Pâmela
Rodrigues Altamor
|
Diálogo com Paulo Freire: práxis pedagógica e
formação de professores
|
13-Celso
Ilgo Henz
|
Por uma Aula
com Sujeitos
Dialógicos,
Afetivos, Crítico-reflexivos e Cognoscentes
|
14-Adriane
da Silva Machado Möbbs
|
A EAD DIALOGANDO COM PAULO FREIRE -
UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 09
Eixo 6
(sala 2)
PAULO FREIRE e a Formação
de professores
Coordenação: Leandro Raizer – IFRS/Osório
1-Leandro Raizer
|
O
PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E
PROFISSIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
|
2-Joze
Medianeira dos Santos de Andrade Toniolo
|
(RE)PENSANDO
A PRÁXIS EDUCATIVA: dos princípios às atitudes na formação de professores
|
3-Eliziane Tainá Lunardi Ribeiro
Camila da Rosa Parigi
Andrea Garcez Pereira
|
DIÁLOGOS CONSTRUÍDOS E (RE)CONSTRUÍDOS COM PAULO
FREIRE ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM SANTA MARIA/RS
|
4-Andréia
Teixeira Inocente
|
A educação da
amorosidade docente: buscando o equilíbrio entre o ser e o fazer.
|
5-José
Fernando Kieling
Maria
da Graça Souza
|
GESTÃO DAS DESIGUALDADES, MUDANÇA E
EMANCIPAÇÃO
|
6-Maria
Eliza Barcellos Bocácio
Eduarda
Espindola Nunes Lucinéia de
Lucinéia
de Arruda Pompeo
|
VIVÊNCIAS DA ROTINA DOCENTE: UMA
REALIDADE POSSÍVEL COM A UERGS E O PIBID
|
7-Micheli
Silveira de Souza
|
Dialogando e
aprendendo a ser professor
|
8-Francisco
dos Santos Kieling
Analisa
Zorzi
|
Conflito pedagógico e seu impacto na qualidade da
democracia
|
9-Rita
de Cacia Pereira dos Santos
Silvana
Ferraz Moraes
Nara
Noely Dorneles Martins
|
VIVÊNCIAS DE
SER PROFESSOR/A NO SUBPROJETO PIBID/UERGS EM SÃO LUIZ GONZAGA
|
10-Silvia
Regina Montagner
Micheli
Daiani Hennicka
|
DIÁLOGOS E DESAFIOS DOCENTES NO
PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CAMINHOS QUE SE ENTRECRUZAM E SE REVELAM
|
11-Eliane de Mello
|
PESQUISA
PARTICIPANTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPEL: “SER
E NÃO SER PROFESSORA...”
|
12-Sílvia
Regina de Oliveira Santos
Arisa
Araujo da Luz
|
PROFESSORA, PIBIDIANA E ACADÊMICA: A
BONITEZA DE VIVER MÚLTIPLOS PAPÉIS EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO
|
13-Edson
Carpes Camargo
Ana
Lúcia Paula da Conceição
|
TENSÕES E DESAFIOS DO PERCURSO
FORMATIVO
DOS DOCENTES DO PROEJA-FIC
|
14-Elizane
Pegoraro Bertineti
Ana
Lúcia Vergara Pereira
|
UMA DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR
DESDE A FORMAÇÂO DE PROFESSORES
|
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 12
Eixo 6 (sala 3)
PAULO FREIRE e a Formação
de professores
Coordenação: Marli da Silva - CEPERS
1-Camila
da Rosa Parigi
Natália Werle
Paola Maciel
Vianna
|
INTERELAÇÕES
ENTRE CIDADANIA E HUMANIZAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA LEITURA DO MUNDO E LEITURA
DA PALAVRA
|
2-Ana Paula G. Fioravante
|
Compondo o ser educador: um movimento crítico a partir da prática
da escrita dialógica e reflexiva
|
3-Nilta
de Fátima Hundertmarck Graciolli
Carolina
Zasso Pigatto
|
HORA DO CONTO NUMA PERSPECTIVA
FRERIANA
|
4-Thiélide
Pavanelli Troian
Maria
Luiza Troian
Maria
Ivonete de Souza
|
A FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA
E O APORTE TEÓRICO FREIREANO: UMA AÇÃO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
|
5-Jéssica
Santos Santiago
|
Educação
popular para a formação da consciência cidadã da Família:
Experiência
de Estágio no campus XV - UNEB - Valença/BA.
|
6-Juliana
Goelzer
|
QUAL É A ESCOLA DOS SEUS SONHOS?
|
7-Cleni
Inês da Rosa
Leo
Jorgelewicz
|
Contribuições de Paulo Freire para formação de
professores de Fisioterapia:uma reflexão necessária
|
8-Maria
Elisabete Machado
Gilda
de Aguiar Gomes
Naiane
A. R. Pisoni
Marilene
Dias
Ana
Lúcia Souza de Freitas
|
A autonomia
dos educandos e educadores na escola e na universidade: uma possibilidade de ser mais com o apoio dos diários de
pesquisa
|
9-Tania
Tuchtenhagen Clarindo
Mária
de Fátima Santos da Silva
|
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE PAULO
FREIRE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUDA: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE ATENÇÃO
INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
|
10-Lorival
Geraldo da Rosa
|
Outras Formas de Expressão
|
11-Daniele Muller
|
PLANEJAMENTO
COLETIVO INTERDISCIPLINAR : CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE
|
12-Claudia Simone Ohlweiler
|
Outras Formas de Expressão
|
13-Luciana
de Castilhos dos Santos
|
Outras Formas de Expressão
|
14-Tatiane
de Fátima Kovalski Martins
Elisangela
Linn
|
Escola Básica e o básico do ensino: Refletindo
sobre a formação de professores e o fracasso escolar.
|
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 13
Eixo 7
PAULO FREIRE e as políticas públicas da diversidade,
do interculturalismo, do feminismo, dos direitos humanos e da Cultura de paz
Coordenação: Thaís Janaina Wenczenovicz – UERGS/Erechim
1-Lílian Dilli
Gonçalves
|
PAULO
FREIRE E A EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA
|
2-Claudete Robalos da Cruz
|
EDUCAR
PARA UMA SOCIEDADE PLURAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DIALÓGICA FREIREANA
|
3-Márcia
Regina da Silva
|
A DIVERSIDADE E PAULO FREIRE
|
4-Evandro
de Godoi
|
REFLEXÕES
SOBRE O “PENSAR CERTO”: UM OLHAR FREIREANO ÀS RELAÇÕES DE GÊNERO E ESPAÇO
ESCOLAR
|
5-Cledir A. Magri
|
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS:
UMA ABORDAGEM A PARTIR DE PAULO FREIRE
|
6-Letícia Rieger Duarte
Cênio Back Weyh
Noli Bernardo Hahn
|
ALTERIDADE, SUBJETIVIDADE E UTOPIA:
construindo a sociedade sem exclusão
|
7-Denise Aparecida de Almeida Benelli
Taísa Fernanda
Schaefer
Daniela
Sposito Dias Oliva
|
Educadores, deficiências e o processo de inclusão
|
8-Melina
Chiba Galvão
|
AS
MULHERES INVISÍVEIS POR TRÁS DOS PESCADORES: RELATOS E DIÁLOGOS
|
9-Alex
Madruga da Rosa Sbaraini
Denise
Aparecida Almeida Benelli
Daniela
Regina Sposito Dias Oliva
|
CONTRUINDO
POSSIBILIDADES NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇA COM SÍNDROME DE ANGELMAN –
RELATO DE CASO
|
10-Alana
Pedruzzi
Tamires
Podewils
|
DIÁLOGOS ENTRE
A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E O COLETIVO CAMALEÃO
|
11-Liliane Rutz Bierhals
|
DEPENDÊNCIA
QUÍMICA DE JOVENS ADOLESCENTES, SUJEITOS DE UMA HISTÓRIA
|
12-Josiane Beloni da Cruz
|
Práticas de resistência ao preconceito e à
discriminação racial na sala de aula: diálogos com Paulo Freire.
|
13-Thaís Janaina Wenczenovicz
Regina Weber
|
EDMUNDO
GARDOLINSKI: UM ENGENHEIRO MEMORIALISTA
OUTRAS
EXPRESSÕES
|
14-Fabiana Alves Gass
Ângela Beatriz Moreira da Silva
|
Outras
expressões
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário