Pessoal, por favor confiram a sua sala de apresentação de trabalho na sexta, dia 25/05, das 8:30 às 12:00 e das 14:00 às 16:00.
A listagem completa estará disponível na sacola do evento.
EIXOS DE DIÁLOGO - ESCOLA HAIDÉE
Praça Jayme Luiz Lago, S/N
ESCOLA HAIDÉE
SALA 303 (1º andar)
Eixo 8 (sala1)
PAULO FREIRE e as práticas educativas emancipatórias
nas escolas da educação básica.
Coordenação: Deise Rigon – SMED/Erechim
1-Katia
Aparecida Seganfredo
|
A relaçÃo ensino aprendizagem na escola do campo: caminhando com
freire na construcÃo de processos de letramento
|
2-Elvio
de Carvalho
Valdo Hermes De Lima Barcelos
Nisiael
de Oliveira Kaufman
|
RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE A
PARTIR DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO POPULAR E SABERES NA SALA DE
AULA
|
3-Fabíola
Pezenatto
Leidiane
Aparecida da Cruz
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PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO: UMA ESCOLA
EMANCIPADORA
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4-Aline Aparecida Martini Alves
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LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A
FORMAÇÃO POLÍTICA EMANCIPATÓRIADOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PÚBLICA
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5-Patrícia Silveira Zaneti
|
Nosso
Espaço, Nosso Fazer
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6-Mariana Scholze da Silva
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PAULO FREIRE E A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA
PÚBLICA DEMOCRÁTICA
|
7-Cátia Simone Becker Vighi
Zelaine
Brum Sant’Ana
Viviane
Silveira da Costa
|
Multifeira do
Conhecimento: uma prática pedagógica em escola na zona rural
|
8-Candida Beatriz Rossetto
Jordana Marta dos Santos
Simone Marcolan
|
PROJETOS DE INICIAÇÃO À PESQUISA NA EDUCAÇÃO
BÁSICA: POSSIBILIDADE DE PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE
|
9-Andréa
Ferreira Pires da Rosa
|
APRENDIZAGENS
DOCENTES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PIBIB
|
10-Karime de Souza Kiener
|
A
AÇÃO LIBERTADORA NOS ANOS INICIAIS: APRENDIZAGENS A PARTIR DO PIBID
|
11-Cleiva
Aguiar de Lima
|
A Biologia na construção da autonomia
|
12-Débora
Amaral Sotter
Neci
Coelho
Leonice
Chaves
|
REPENSANDO A
PRÁTICA PEDAGÓGICA: diálogos sobre 90 anos de Paulo Freire do contexto da
educação básica
|
13-Marlize
Dressler
Nilta
de Fátima Hundertmarck Graciolli
|
FORMAÇÃO PERMANENTE: “FREIRE”
DESACOMODANDO E DESPERTANDO DUAS EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
14-Luciane
Nerai Glória Chaves da Silva
|
Acróstico:” PAULO FREIRE”
OUTRAS EXPRESSÕES
|
15-Rodrigo
Ferronato Beatrici
Ulisses
Pereira de Mello
|
Da curiosidade ingênua à curiosidade epistemológica: algumas reflexões acerca da pesquisa na construção do
conhecimento agroecológico
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ESCOLA HAIDÉE
SALA 304 (1º andar)
Eixo 8 (sala 2)
PAULO FREIRE e as práticas educativas emancipatórias
nas escolas da educação básica.
Coordenação : Cheila Milczarek - Escola Érico
Veríssimo/ Erechim
1-Cheila
Daniane Marianof Milczarek
Adelice
Bertuol
|
“hiSTÓRIAS DE
UM SÁBADO À TARDE: a escrita como ferramenta de emancipação e esperança”
|
2-Joacir
Marques da Costa
Lisiane
dos Santos Cardôzo
Marli
da Silva
|
Os discursos
fatalistas e a Importância das formulações de Paulo Freire para a educação contemporânea
|
3-Igor da Silveira
Berned
Guilherme Carlos
Corrêa
|
ESCOLA, ESCOLARIZAÇÃO E OS EFEITOS DA BANCARIZAÇÃO
|
4-Cátia
Réquia Ferrandis
Ize
Kelly de Paula
|
“A
(RE) DESCOBERTA DO SER EDUCADOR/A
|
5-Sandra
Helena Gauer
|
O registro do
processo inicial da construção de uma prática com viés emancipatório através
de uma pesquisa documental
|
6-
Tatiana Guterres Dalmoro
Claudia
Padilha da Silva
Kelen
Cristine Rocha
|
PIBID:
Reelaborando métodos e práticas pedagógicas no processo de ensino
aprendizagem
|
7-Evelise Marques da
Silva
Manuella Fontoura
Carla Abade
|
PIBID: INOVANDO A
AUTONOMIA ESCOLAR
|
8--Jéssica
Giacomin
|
Outras Formas de Expressão
|
9-Cláudia
Maria Seger Cunegatti
|
A LINGUAGEM QUE EXCLUI E INCLUI OS
SUJEITOS NA SALA DE AULA
|
10-Maria
de Fátima Santos da Silva
Felipe
Nascimento
Denise
Bastos das Neves
Ketre
Michele Rodrigues Kucharki
Maria
Elisabete Cupertino Ballester
Neci
Maria Bandeira Coelho
Sérgio
Ronaldo Pinho Junior
Vera
Regina Cordeiro
|
Outras Formas de Expressão
|
11-Ana Cristina Ribeiro
Vanessa Osório de Castro Jacques
|
A arte em
construir educação
|
12-Zaila
Salete Zandoná Blau
|
Outras
expressões
|
13-Mayane
Haushahn Bueno
|
Outras
expressões
|
14-Laura
Corrêa de Vargas
Cristiane
Gomes Andréia
Marques
Soares
|
PRÁTICAS E VIVÊNCIAS PARA (RE)
CONTRUÇÃO DA AUTONOMIA E DO OLHAR
OUTRAS EXPRESSÕES
|
15-Adriana Maria Rossetto Foschera
|
A INCLUSÃO
EM TURMAS DE FORMAÇÃO
OUTRAS EXPRESSÕES
|
ESCOLA HAIDÉE
SALA 305 (1º
ANDAR)
Eixo 9 (sala 1)
PAULO FREIRE em Diálogo com outros(as) autores(as)
Coordenação: Neide Cardoso de Moura – UFFS/ Erechim
1-Neide
Cardoso de Moura
|
Articulação teórica entre Paulo Freire e
Álvaro Vieira Pinto
|
2-Rodrigo
Avila Colla
|
O Princípio
da Autonomia e o Ideal de Transformação Social como Bases para Superar o
Dispositivo Discriminatório Oculto no Currículo Escolar: uma revisão
sociológica em diálogo com a perspectiva freireana
|
3-Sandra
Maders
|
Práticas
Educativas - Um diálogo entre Paulo Freire e Humberto Maturana
|
4-Fabrício
José Brustolin
Graciela
Correa de Quadros
|
Freire e
Heidegger:
O
inacabamento e a finitude humana como condição de busca
|
5-Elaine
de Fátima Dudel Mayer
|
O OLHAR HUMANO DE QUEM ENSINA
|
6-Keli Cristina Maurina
Lurdes Eliane Rothmund Bolfe
|
ALGUMAS APROXIMAÇÕES ENTRE FREIRE E BACHELARD
|
7-Carlos Eduardo Pinheiro Brito
|
Filosofia no
Ensino Médio, o diálogo-problematizador como indutor da utopia possível.
Entre Bloch e Paulo Freire
|
8-Carolina Dariva Salles
|
Desenvolvimento
da Criticidade: Diálogos entre Freire e Adorno
|
9-José Wnilson Figueiredo
|
PERSPECTIVAS PARA A (RE) CONSTRUÇÃO DE
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOLIDÁRIAS A PARTIR DE FREIRE E BAKHTIN
|
10-Maria
Eloá Gehlen
|
NO DIREITO À
EDUCAÇÃO:
Aproximações
entre o pensamento de Paulo Freire e Luigi Ferrajoli
|
11-Stéfani
do Nascimento
Sabrina
de O. Lackmann
Renan
Ribeiro Pimentel
|
Ideologia,
Compreensão de Mundo e Consciência de Classe, acerca dos pressupostos
educacionais Freireanos
|
12-Laís Baldissarelli de Araújo
Suiane Ewerling da Rosa
Wesclei de Oliveira Lima
|
RECONFIGURAÇÃO CURRICULAR A PARTIR DE
PRESSUPOSTOS FREIRIANOS E DO MOVIMENTO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)
|
13-Rodrigo
Miguel de Souza
|
Pedagogia do
Oprimido e Pedagogia do Conflito: refletindo a emancipação à luz de Paulo
Freire e Boaventura de Sousa Santos
|
14-Lizandra Andrade Nascimento
|
AUTORIDADE
DO PROFESSOR: DIÁLOGOS COM FREIRE E ARENDT
|
15-Richéle Timm dos Passos da Silva
Egeslaine de Nez
|
FREIRE
E BOAVENTURA:
UM
POSSÍVEL DIÁLOGO A DUAS VOZES
|
ESCOLA HAIDÉE
SALA 306 (1º
ANDAR)
Eixo 9
(sala 2)
PAULO FREIRE em Diálogo com outros(as) autores(as)
Coordenação: Ana Lúcia Souza
Freitas – PUC/RS
1-Ana Lúcia Souza de Freitas
|
Paulo Reglus Neves Freire e Maurice Tardif: um
fecundo diálogo no campo da formação com educadores(as)
|
2-Sícero
Agostinho Miranda
Rossana
Daniela Cordeiro Leiria
|
DIÁLOGO
TEÓRICO COM PAULO FREIRE E UBIRATAN D’AMBRÓSIO
|
3-Ana Felicia Guedes Trindade
Leda Lísia Franciosi Portal
|
PAULO FREIRE E MATURANA EM
FLORESCÊNCIAS: CONVERSAÇÕES SOBRE
AÇÃO- REFLEXÃO E
AS EMOÇÕES NAS COMUNIDADES
EDUCATIVAS
|
4-Laís Basso Costa-Beber
Jaqueline Ritter
José Wnilson Figueiredo
|
ASPECTOS
SOCIOCULTURAIS DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DE BOAVENTURA,
FREIRE E VIGOTSKI
|
5-Darli Collares
Caroline Gonçalves Chaves
|
A ATUALIDADE
DE PAULO FREIRE:
ideias que se
renovam nos caminhos da formação docente
|
6-Helena
de Moraes Fernandes
|
PAULO FREIRE E FREDRIC JAMESON: UM
PROJETO DE DIÁLOGO A PARTIR DO CONCEITO DE CONSCIÊNCIA
|
7-Márcia
Regina Becker
|
Educação no pensamento de Hannah Arendt ePaulo Freire
|
8-Magda Santos
Paulo Eduardo Dias Taddei
|
A CONSCIENTIZAÇÃO COMO UM CAMINHO PARA A SUPERAÇÃO DA ALIENAÇÃO
NOS ESPAÇOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO ENTRE MARX E FREIRE
|
9-Rafael
de Oliveira
|
CONSIDERAÇÕES SOBRE ESTADO E ESCOLA EM
GRAMSCI E FREIRE.
|
10-Ivete
Souza da Silva
|
PAULO FREIRE: UM DEVIR ANTROPOFÁGICO E
INTERCULTURAL
|
11-Priscila
Monteiro Chaves
|
O conceito de Indústria
Cultural e o ensino de literatura: um diálogo entre Freire e Adornocom
foco na formação do leitor
|
12-Rosane
Oliveira Duarte Zimmer
|
EMANCIPAÇÃO
ENQUANTO FORMA DE RACIONALIDADE EM GRAMSCI: contribuições ao legado freireano
|
13-Júlio César Madeira
Vanessa Bezerra Dias
|
O conhecimento em
Freire: Conceitos e Reflexões acerca de Práticas Educativas
|
14-Caroline
Terra de Oliveira
Victor
Hugo Guimarães Rodrigues
|
PAULO FREIRE E
ERNST BLOCH: UM DEBATE ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA
|
15-Elcio
Oliveira da Silva
Claudio Rocha de Miranda
|
Outras Formas de Expressão
|
ESCOLA HAIDÉE
SALA 307 (1º
ANDAR)
Eixo 10
PAULO FREIRE e a Educação, comunicação e novas
tecnologias
Coordenação: Clarisse Perinazzo – IFRS/Erechim
André
Luis C. de Freitas
|
A CONSCIENTIZAÇÃO, EM FREIRE, APOIADA
NO USO DE TECNOLOGIAS
NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
|
2-Liana Barcelos
Porto
|
Práticas pedagógicas utilizando as
Mídias e Tic’s: dialogando com o discurso de Freire
|
3-Adriane Bender Arriada
|
AFETO E DIÁLOGO NORTEANDO A NARRATIVA
DE ALUNAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE EaD
|
4- Patrícia Tarouco Manetti Becker
|
USO DA INFORMÁTICA NA PRÁTICA
PEDAGÓGICA:
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NAS
ESCOLAS
|
ESCOLA HAIDÉE
SALA 307 (1º
ANDAR)
Eixo 11
PAULO FREIRE e a Educação, a saúde e a cidadania
Coordenação: Clarisse Perinazzo – IFRS/Erechim
1-Franciéli Aline Conte
Maristela Busnello
|
A EDUCAÇÃO FREIRIANA E A
PROBLEMATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
|
2-Simone Silva Alves
Leda Sallete Ferri Nascimento
|
DIALOGANDO
SOBRE A AUTONOMIA DO IDOSO NA CONTEMPORANEIDADE
|
3-Denise Casagrande
|
A educação
permanente para profissionais do SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA -
SAMU
na perspectiva Freireana
|
4-Sandra
Beatris Diniz Ebling
Elza Maria
Falkembach
Marciele Moreira da Silva
|
A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
|
5-Taís
Rosa da Silva
|
Mais saúde no
prato: Experiências e práticas escolares
|
ESCOLA HAIDÉE
SALA 309 (1º
ANDAR)
Eixo 12
PAULO FREIRE e a Arte, a cultura e a educação
interdisciplinar
Coordenação: Hedi Maria
Luft – UNIJUI/Santa Rosa
1-Euclides Jorge de Castro
|
Uma
experiência pedagógica emancipadora
|
2-Sirlei
Terezinha Carlezzo
|
INTERDISCIPLINARIEDADE DA MÚSICA NO
ENSINO FUNDAMENTAL
|
3-Graziele
Soares de Barros
Maurício
Mezzomo Dias
Fabiane Tejada da Silveira
|
O
PROJETO TEATRO DO OPRIMIDO NA COMUNIDADE COMO ESPAÇO DE CONSTITUIÇÃO DE
SABERES
|
4-Caroline
Gonçalves Chaves
Rodrigo
Avila Colla
|
Do mestre, com carinho: possíveis
considerações de Paulo Freire sobre a práxis do educador interpretado por
Sidney Poitier
|
5-Vanessa
Cristina Dalenogare
Cléton
Salbego
|
EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE: UM OLHAR A
PARTIR DA FEIRA DE PRODUTORES DE SANTIAGO – RS
|
6-Douglas Ferreira dos Santos
|
TRUPE O CIRCO SEM LONA EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE
|
7-Karla
Demarchi
|
A
sensibilidade do ser humano
|
8-Hedi Maria Luft
|
PEDAGOGIA
DAS DIFERENÇAS
|
9-Mauricio
Sudré Almeida
|
Tecelendo: do
tapete ao mundo tecendo história
|
10-Cleiton Oliveira
|
PROJETO DE EDUCAÇÃO MUSICAL TÓCAIC
|
ESCOLA HAIDÉE
SALA 405 (2º
ANDAR)
Eixo 13
PAULO FREIRE e a gestão da educação
Coordenação: Mara Rodrigues Terra – 15° CRE; Elaine
Alvez da Rocha – SMED/Erechim
1-Ivan Livindo de Senna Corrêa
Maria Clara Bueno Fischer
Juliana Silva dos Santos
|
RELAÇÕES DE PODER EM
PAULO FREITE
|
2-Daiani
Finatto Bianchini
Fernanda Aparecida Szareski Pezzi
Neusete Machado Rigo
|
Construindo a Política
Municipal de Educação Especial:
Educação para humanização
|
3-Viviane de Quevedo Chaves
Tais
Maiara Loss Loheder
|
INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
TEORIAS FREIRIANAS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
|
4-Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
|
A AGENDA EDUCACIONAL E AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA A PARTIR DAS
CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE
|
5-Ivo
Mai
Jezuina Kohls Schwanz
|
GESTÃO
DE POLOS DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E PERSPECTIVAS FUTURAS
|
6-Taís Schmitz
|
UM OLHAR SOBRE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO E A BUSCA DA
QUALIDADE: SABERES E FAZERES DO GESTOR NUMA CONCEPÇÃO FREIREANA
|
7-Nina
Rosa Ventimiglia Xavier
Darli Collares
|
TEORIA E PRÁTICA NA
GESTÃO ESCOLAR:
a práxis numa
perspectiva freiriana
|
ESCOLA HAIDÉE
SALA 406 (2º
ANDAR)
Eixo 14
PAULO FREIRE e a educação infantil
Coordenação: Silvania Regina Pellenz Irgang – SMED/Erechim
1-Dynara
Martinez Silveira
|
EDUCAÇÃO INFANTIL E POPULAR
|
2-Marina
Caetano
|
Os
inéditos viáveis na Educação Infantil: do pressuposto a prática da
dialogicidade
|
3-Maria
Cristina Madeira
Rita
de Cássia Tavares Medeiros
|
Entre crianças e educadoras: diálogos nos caminhos
e descaminhos de uma escola de educação infantil
|
4-Anna
Luiza Verdi Pereira
|
OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
INTERAÇÕES, VIVÊNCIAS E APRENDIZADOS.
|
5-Silvania Regina Pellenz Irgang
Marcelo Luis Ronsoni
|
PAULO FREIRE NA RODA DE CONVERSA
SOBRE AS INFÂNCIAS
|
6- Samantha Dias de Lima
Fernanda dos Santos Paulo
|
EDUCAÇÃO NA E PARA A INFÂNCIA:
TEMPOS E LUGARES PARA INICIAR A APROXIMAÇÃO COM A EDUCAÇÃO POPULAR
|
ESCOLA HAIDÉE
SALA 410 (2º
ANDAR)
Eixo 15
PAULO FREIRE e a educação
ambiental
Coordenação: Vinicius Lousada – IFRS/Sertão
1-Renan Ribeiro Pimentel
Stéfani do Nascimento
Sabrina de O. Lackmann
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROBLEMATIZADORA NA
PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE
|
2-Caroline
Castro de Mello
|
A
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM DIÁLOGO ENTRE PAULO FREIRE E HUMBERTO MATURANA
|
3-Tamires
Podewils
Alana
Pedruzzi
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO POPULAR: UM DIÁLOGO NA INTEGRAÇÃO DE
ESTUDANTES INDÍGENAS AO ENSINO SUPERIOR
|
4-Claudia
Smuk da Rocha
Vivian
Destri
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VÍDEOS PRODUZIDOS PELOS
ESTUDANTES DO CEJA-ERECHIM
|
5-Balduino Antonio Andreola
|
O problema
ecológico na obra de Paulo Freire
|
6-Kellen
Daine da Silva
André
Lemes
Fernanda
Fonseca da Fonseca
|
DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DE
COMUNIDADES NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE/RS: UMA INTERFACE ENTRE O LOCAL E O
GLOBAL
|
7-Gabriel
Ferreira da Silva
Fabrício
Soares Porto
Adriana
Matos de Carvalho
|
O LUGAR ONDE EU VIVO; O LUGAR ONDE EU
MORO: O CONTEXTO SÓCIO HISTÓRICO DA COMUNIDADE CASTELO BRANCO I E II
|
8-Aline
Edlinger
Magda Barboza
Vinícius Lousada
|
UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
|
9-Maria Ivonete de Souza
Maria
Luiza Troian
Thiélide Pavanelli Troian
|
EDUCAÇÃO
E ANTROPOCENO: interdependências para o Bem-Viver
|
10-Matheus
Bresolin
Joviane
Salvador
Juliana
Fátima Loss
|
PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O QUE É
ECOLOGIA PARA FREIRE?
|
11-Vinícius Lousada
|
PEDAGOGIA
DO GALPÃO: A PARTILHA DE SABERES NO TRABALHO ASSOCIADO
|
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