1. PAULO FREIRE e a Educação superior
Questões que
envolvam a experiência de educandos e educadores na universidade, tomando o
ensino de Graduação como objeto de estudo, no âmbito da formação de educadores
ou em outras áreas de formação acadêmicas.
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO - SALA 07
2. PAULO FREIRE e a Educação do campo: resistência e
construção de alternativas
Experiências
educativas envolvendo comunidades campesinas a partir de saberes por elas
constituídos.
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO - SALA 19
3. PAULO FREIRE e os Movimentos sociais, economia
solidária, educação e trabalho
Questões sobre os
contextos nos quais ocorrem processos de participação na sociedade,
relacionando-os aos diversos setores e às mediações pedagógicas neles
imbricadas. O trabalho solidário, educação e socioeconomia como forma de
incentivar processos educativos emancipatórios.
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO - SALA 17
4. PAULO FREIRE e a Educação de Jovens e Adultos
Questões sobre a
educação de jovens e adultos em espaços formais e não formais, em uma
perspectiva socioantropológico-cultural; implicações teórico-metodológicas na
prática pedagógica de alfabetização de adultos; diálogo com as experiências que
envolvem todos os programas de Educação de Jovens e Adultos.
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
Sala 1 - SALA 01
Sala 2 - SALA 02
5. PAULO FREIRE e a Educação Popular (ambientes
diversos)
Aspectos conceituais
e contextuais da (re)fundamentação da Educação Popular; a práxis que
possibilite a construção coletiva do conhecimento e o fortalecimento dos
processos de ensino e de aprendizagem; teorização das práticas em educação em
diferentes contextos sociais formais, não formais e informais que visem à
educação problematizadora como processo de emancipação.
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
Sala 1 - SALA 03
Sala 2 - SALA 04
Sala 3 - SALA 05
6. PAULO FREIRE e a Formação de professores
Envolve os processos
de formação inicial e continuada de professores e professoras nos diferentes
espaços de formação; conteúdos de ensino e temáticas que valorizem os saberes
docentes, a epistemologia da prática e a constituição de contratos didáticos
fundados na concepção libertadora da educação.
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
Sala 1 - SALA 08
Sala 2 - SALA 09
Sala 3 - SALA 12
7. PAULO FREIRE e as políticas públicas da
diversidade, do interculturalismo, do feminismo, dos direitos humanos e da e a
Cultura de Paz
Temáticas
relacionadas à diversidade étnica e cultural, à condição sexual, ao gênero, à
inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais e demais temas
relacionados, além das ações afirmativas em prol de justiça social e equidade
(documentos nacionais e internacionais, políticas públicas, fóruns, movimentos
populares, ações de ONGs, conselhos, etc.) e ações de promoção de cultura de
paz em diferentes espaços (educação formal e não formal)
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO - SALA 13
8. PAULO FREIRE e as Práticas educativas emancipatórias
nas escolas da Educação Básica
Experiências e
estudos de profissionais da educação que concebem o ensino escolar como ato
político, ético e estético; parcerias, programas e projetos de caráter
educativo que entendam a escola como espaço privilegiado de formação desde as
séries iniciais do Ensino Fundamental ao final do Ensino Médio.
ESCOLA HAIDÉE
Sala 1 - SALA 303 (1º ANDAR)
Sala 2 - SALA 304 (1º ANDAR)
9. PAULO FREIRE em Diálogo com outros(as) autores(as)
Estudos que
proponham a aproximação teórico-prática do legado freireano com outras
construções teóricas de autores(as) clássicos(as) ou contemporâneos(as).
ESCOLA HAIDÉE
Sala 1 - SALA 305 (1º ANDAR)
Sala 2 - SALA 306 (1º ANDAR)
10. PAULO FREIRE e a Educação, comunicação e novas
tecnologias
Questões sobre a
influência da comunicação na subjetividade e no modo de pensar dos educadores e
educandos. Envolve também questões sobre EAD, ambientes virtuais de
aprendizagem e outras formas de interação digital virtual, além da
utilização/apropriação dos recursos midiáticos nos espaços educativos.
11. PAULO FREIRE e a Educação, a saúde e a cidadania
Experiências
voltadas para as questões da saúde em diferentes cenários e contextos sociais,
destacando possibilidades de interface entre as áreas da educação e da saúde;
questões sobre formação e cidadania na perspectiva da transformação da
realidade social vigente.
ESCOLA HAIDÉE - SALA 307 (1º ANDAR)
ATENÇÃO: OS EIXOS 10 e 11 VÃO TER SUAS APRESENTAÇÕES NA MESMA SALA TENDO EM VISTA O NÚMERO REDUZIDO DE TRABALHOS DE CADA UM.
12. PAULO FREIRE e a Arte, a cultura e a educação
interdisciplinar
Abordagens
artísticas e culturais, programas, projetos e propostas pedagógicas promotoras
de arte e de cultura; a arte na educação como princípio educativo e elemento
motivador à interdisciplinaridade.
ESCOLA HAIDÉE - SALA 309 (1º ANDAR)
13. PAULO FREIRE e a gestão da educação
Eixo que pretende
dar relevo às administrações do sistema de ensino em todos os seus âmbitos
(municipal, estadual e federal e também da rede privada), discutindo, a partir
da experiência de Paulo Freire como secretário da educação de São Paulo, a
implementação de políticas educacionais na contemporaneidade.
ESCOLA HAIDÉE - SALA 405 (2º ANDAR)
14. PAULO FREIRE e a educação infantil
Este eixo retoma as
discussões realizadas no âmbito de outros Fóruns, destacando ações na
educação infantil que dialogam com o pensamento de Paulo Freire.
ESCOLA HAIDÉE - SALA 406 (2º ANDAR)
15. PAULO FREIRE e a educação ambiental
Relatos de pesquisas
e vivências da Educação Ambiental, em diferentes espaços e numa
perspectiva crítica, radical e libertadora, que dialoguem com o pensamento
freireano ou por ele sejam fertilizados.
ESCOLA HAIDÉE - SALA 410 (2º ANDAR)
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