domingo, 29 de maio de 2011

Envolvendo pessoas e instituições

"Desde que foi instalado, em 1999, no RS, o Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire passou a ganhar sentido, não como oposição a qualquer instituição, mas, ao contrário, para reunir fragmentos de estudos freireanos, problematizando sua relação com a vida. Em 12 anos de percurso, o Fórum trata das questões do presente, aprendendo com o passado e divisando o futuro na forma de utopia: algo que é imperativo realizar, enquanto condição de necessidade, desde o presente que está sendo atualizado, em relação às condições de possibilidade. Temos buscando entender Freire, lendo realidades, fazendo falar subjetividades, conversando com pessoas com as quais convivemos cotidianamente e lendo livros, artigos e autores diversos que ainda têm Freire como referência para pensar o que pensam e o que fazem.
O Fórum caracteriza-se pela itinerância em instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul e destina-se a atualizar o legado freireano com referência da práxis da educação popular, em diferentes contextos. O fato de ser itinerante, de ter uma estrutura leve, de equilibrar a rotatividade com a permanência de membros na coordenação, faz do Fórum uma espécie de laboratório no qual permanentemente se tensiona a relação entre o instituído e instituinte, entre adaptação às instituições nas quais ele se realiza e as experiências anteriores e a ruptura com enquadramentos em institucionalidades que não se coligam à lógica do Fórum".

Fonte:
FREITAS, A. L. S.; STRECK, D. R.; GHIGGI, G. Histórias, saberes e aprendizagens em movimento. In. FREITAS, A. L. S.; GHIGGI, G.; CAVALCANTE, M. H. K. (Orgs.). Leituras de Paulo Freire na partilha de experiências. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011, p. 28.



Nenhum comentário:

Postar um comentário