segunda-feira, 11 de julho de 2011

Reflexão sobre a educação popular

A educação popular tem como uma de suas marcas acompanhar o movimento de classes, grupos e setores da sociedade que entendem que o seu lugar na história não corresponde aos níveis de dignidade a que teriam direito. Isso pode significar a reivindicação de espaço na estrutura existente, mas pode também representar o engajamento na luta por rupturas e pela busca de novas possibilidades de organização da vida comum. O elemento definidor, neste caso, não é tanto o projeto final, mas a disponibilidade para sair do lugar, o mover-se em direção a um horizonte que apenas deixa entrever sinais do que Paulo Freire chamou de inéditos viáveis. Quer definamos a educação popular com base nos objetivos, no método, no conteúdo, no contexto ou nos sujeitos, sempre haverá dúvidas sobre o que ela é de fato. Acredito que nisso reside uma de suas virtudes e é um dos motivos pelos quais ela não se dissolve como outras modas pedagógicas dispostas a trazer soluções mais ou menos definitivas. Isso tem a ver com a sua origem. Há unanimidade entre os historiadores da educação popular de que ela se forma no movimento da sociedade. Se temos nomes que servem de referência é porque pessoas se dispuseram e tiveram a habilidade de captar a pedagogia que se realizava nesse movimento. No entanto, enquanto processo, ela é maior que cada um desses nomes e continua sendo recriada nesse movimento da sociedade.

STRECK, D. R. Entre emancipação e regulação: (des)encontros entre educação popular e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 15, n. 44, p. 300-310, mai/ago 2010, p. 300.


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2 comentários:

  1. Interessante o trecho. Mas faço uma problematização: A maioria das pessoas em geral deseja "uma posição mais digna", principalmente as das classes populares. Nesse sentido, todas as escolas que lidam com público das classes populares estão praticando educação popular? O que exatamente significa "acompanhar o movimento" desses grupos?

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  2. Boa questão, Nathan. Apenas "lidar" com as classes populares não significa um compromisso e uma pedagogia resultante desse compromisso. Vale o diálogo e a reflexão permanente sobre esse assunto.Um abraço.

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