terça-feira, 27 de março de 2012

ESCLARECIMENTO SOBRE INSCRIÇÕES

A Coordenação do XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire informa que as inscrições para o evento ainda não estão disponíveis em virtude de problemas técnicos no site da UFFS (www.uffs.edu.br).
Temos uma equipe trabalhando para resolver o problema e, em breve, estaremos disponibilizando o link.
Nós tentamos cumprir o calendário acordado em nossas reuniões preparatórias, mas estamos sendo surpreendidos por esse problema técnico alheio a nossa vontade.

Contudo, por favor, aprontem seus resumo/textos. Vamos deixar em pelo menos 20 dias o período de inscrições.
Estamos construindo um grande encontro em maio. Nesse sábado, dia 31/03, teremos o Pré-Fórum na Faculdade de Educação da UFRGS, sala 601, às 9h.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Público Alvo
Professores e estudantes universitários, professores da educação básica, militantes sociais e pessoas estudiosas da obra de Paulo Freire em geral

Formas de participação
Apresentação de trabalho escrito nos eixos de diálogo
Outras formas de expressão (música, dança, teatro, poesia etc)

Pelo site www.uffs.edu.br

Valores
Professores Universitários, Estudantes de Pós-Graduação: R$ 50,00
Professores da Educação Básica, Estudantes de Graduação e Militantes de Movimentos Sociais: R$ 30,00

Os textos ou resumos devem ser enviados para o e-mail forumpaulofreire2012@gmail.com

A participação no evento está condicionada a apresentação de trabalho nas modalidades produção textual e outras formas de expressão. Não há inscrição para ouvintes.

Cada autor poderá inscrever um trabalho na qualidade de autor principal e um outro trabalho na qualidade de co-autor. Cada trabalho gera uma certificação.
Os participantes receberão um CD com os anais do evento indexados.
Cada trabalho deve ser submetido observando os eixos de diálogo (vide a seguir).


EIXOS DE DISCUSSÃO e FORMATAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO
1. PAULO FREIRE e a Educação superior
Questões que envolvam a experiência de educandos e educadores na universidade, tomando o ensino de Graduação como objeto de estudo, no âmbito da formação de educadores ou em outras áreas de formação acadêmicas.
2. PAULO FREIRE e a Educação do campo: resistência e construção de alternativas
Experiências educativas envolvendo comunidades campesinas a partir de saberes por elas constituídos.
3. PAULO FREIRE e os Movimentos sociais, economia solidária, educação e trabalho
Questões sobre os contextos nos quais ocorrem processos de participação na sociedade, relacionando-os aos diversos setores e às mediações pedagógicas neles imbricadas. O trabalho solidário, educação e socioeconomia como forma de incentivar processos educativos emancipatórios.
4. PAULO FREIRE e a Educação de Jovens e Adultos
Questões sobre a educação de jovens e adultos em espaços formais e não formais, em uma perspectiva socioantropológico-cultural; implicações teórico-metodológicas na prática pedagógica de alfabetização de adultos; diálogo com as experiências que envolvem todos os programas de Educação de Jovens e Adultos.
5. PAULO FREIRE e a Educação Popular (ambientes diversos)
Aspectos conceituais e contextuais da (re)fundamentação da Educação Popular; a práxis que possibilite a construção coletiva do conhecimento e o fortalecimento dos processos de ensino e de aprendizagem; teorização das práticas em educação em diferentes contextos sociais formais, não formais e informais que visem à educação problematizadora como processo de emancipação.
6. PAULO FREIRE e a Formação de professores
Envolve os processos de formação inicial e continuada de professores e professoras nos diferentes espaços de formação; conteúdos de ensino e temáticas que valorizem os saberes docentes, a epistemologia da prática e a constituição de contratos didáticos fundados na concepção libertadora da educação.
7. PAULO FREIRE e as políticas públicas da diversidade, do interculturalismo, do feminismo, dos direitos humanos e da e a Cultura de Paz
Temáticas relacionadas à diversidade étnica e cultural, à condição sexual, ao gênero, à inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais e demais temas relacionados, além das ações afirmativas em prol de justiça social e equidade (documentos nacionais e internacionais, políticas públicas, fóruns, movimentos populares, ações de ONGs, conselhos, etc.) e ações de promoção de cultura de paz em diferentes espaços (educação formal e não formal)
8. PAULO FREIRE e as Práticas educativas emancipatórias nas escolas da Educação Básica
Experiências e estudos de profissionais da educação que concebem o ensino escolar como ato político, ético e estético; parcerias, programas e projetos de caráter educativo que entendam a escola como espaço privilegiado de formação desde as séries iniciais do Ensino Fundamental ao final do Ensino Médio.
9. PAULO FREIRE em Diálogo com outros(as) autores(as)
Estudos que proponham a aproximação teórico-prática do legado freireano com outras construções teóricas de autores(as) clássicos(as) ou contemporâneos(as).
10. PAULO FREIRE e a Educação, comunicação e novas tecnologias
Questões sobre a influência da comunicação na subjetividade e no modo de pensar dos educadores e educandos. Envolve também questões sobre EAD, ambientes virtuais de aprendizagem e outras formas de interação digital virtual, além da utilização/apropriação dos recursos midiáticos nos espaços educativos.
11. PAULO FREIRE e a Educação, a saúde e a cidadania
Experiências voltadas para as questões da saúde em diferentes cenários e contextos sociais, destacando possibilidades de interface entre as áreas da educação e da saúde; questões sobre formação e cidadania na perspectiva da transformação da realidade social vigente.
12. PAULO FREIRE e a Arte, a cultura e a educação interdisciplinar
Abordagens artísticas e culturais, programas, projetos e propostas pedagógicas promotoras de arte e de cultura; a arte na educação como princípio educativo e elemento motivador à interdisciplinaridade.
13. PAULO FREIRE e a gestão da educação
Eixo que pretende dar relevo às administrações do sistema de ensino em todos os seus âmbitos (municipal, estadual e federal e também da rede privada), discutindo, a partir da experiência de Paulo Freire como secretário da educação de São Paulo, a implementação de políticas educacionais na contemporaneidade.  
14. PAULO FREIRE e a educação infantil
Este eixo retoma as discussões realizadas no âmbito do IX Fórum (UFRGS, 2009), destacando ações na educação infantil que dialogam com o pensamento de Paulo Freire.
15. PAULO FREIRE e a educação ambiental
Relatos de pesquisas e vivências da Educação Ambiental, em diferentes espaços e numa perspectiva crítica, radical e libertadora, que dialoguem com o pensamento freireano ou por ele sejam fertilizados.

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS

a)      Modalidade produção textual
Consiste em uma produção textual de relato de pesquisa, de experiências ou de estratégias educativas, de projetos ou atividades que fazem referência ao pensamento pedagógico de Paulo Freire.
O “texto” deve compreender de 6 a 8 páginas com sistema de citação de autor e data; espaçamento entre linhas 1,5; fonte Times New Roman – tamanho 12; tamanho do papel A4; margens (superior, inferior, esquerda e direita) 2,5 cm; todas as referências no final do texto.
Nome do arquivo: Nome_do_ autor.doc.
O “resumo” deve compreender 20 linhas (no máximo) ou 1.500 caracteres; espaçamento entre linhas 1,5; fonte Times New Roman – tamanho 12.

O trabalho deve condizer com e ser inscrito em um Eixo Temático.

TÍTULO DA PRODUÇÃO TEXTUAL

Nome do autor(a): completo
Nome(s) dos coautores(as): separados por ponto e vírgula (no máximo 2 coautores)
Instituição ou Movimento Social: nome completo e sigla
E-mail do autor e coautores:
Eixo Temático:
Resumo:
Palavras-chave: 3 a 5 palavras

Texto completo:

Referências:


a)      Modalidade outras formas de expressão
Consiste na apresentação de trabalhos – por meio de teatro, dança, música, pintura, escultura, instalação, poesia, vídeo, entre outros – condizentes com a perspectiva teórico-pedagógica de Freire e/ou referidos a conceitos-categorias trabalhados pelo educador.
O resumo da intervenção de outras formas de expressão deve compreender 20 linhas (no máximo) ou 1.500 caracteres; espaçamento entre linhas 1,5; fonte Times New Roman – tamanho 12; tamanho do papel A4; margens (superior, inferior, esquerda e direita) 2,5 cm.
Nome do arquivo: Nome_do_ autor.doc.
Notas esclarecedoras:
a) Todo trabalho categorizado como outras formas de expressão deve condizer com e ser inscrito em um Eixo Temático, da mesma forma que a modalidade produção textual.
b) Para esta modalidade de participação
- enviar um resumo (não um texto completo) do trabalho a ser apresentado;
- não há limite de coautores por trabalho inscrito;
- há necessidade da inscrição, no evento, dos coautores que desejam certificação;
- indicar o material necessário para a apresentação e tempo previsto (quando espetáculo).


Nome do autor(a): completo
Nome(s) dos coautores(as): separados por ponto e vírgula
Instituição ou Movimento Social: nome completo e sigla
E-mail do autor:
Eixo Temático:
Resumo:
Palavras-chave: 3 a 5 palavras
Referências:


Coordenadores do Evento:
Prof. Ms. Thiago Ingrassia Pereira – Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS – Campus Erechim/RS
Prof. Dr. Luís Fernando Santos Corrêa da Silva - Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS – Campus Erechim/RS
Fernanda May - estudante de Ciências Sociais e bolsista PET/Conexões de Saberes da UFFS/Erechim

Professores Integrantes da Coordenação Interinstitucional:
Prof. Dr. Cênio Back Weyh - URI – Santo Ângelo
Profa. Dra. Hedi Maria Luft - UNIJUí – Santa Rosa
Profa. Dra. Fabiana Tejada da Silveira – UFPel - Pelotas
Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira – FURG – Rio Grande
Prof. Ms. Thiago Ingrassia Pereira – UFFS – Erechim



COMITÊ CIENTÍFICO:

Profa. Dra. Adriana Losso – UFFS – Campus Erechim
Prof. Dr. Cênio Back Weyh - URI – Campus de Santo Ângelo
Profa. Denise Sponchiado – URI – Campus Erechim
Profa. Dra. Hedi Maria Luft - UNIJUí – Campus Santa Rosa
Profa. Dra. Fabiana Tejada da Silveira – UFPel – Pelotas
Prof. Dr. Jaime José Zitkoski – UFRGS – Porto Alegre
Prof. Ms. Leandro Carlos Ody – CEPO/UPF – Erechim/Passo Fundo
Prof. Dr. Luís Fernando Santos Corrêa da Silva - UFFS – Campus Erechim
Profa. Ms. Mara Rúbia Bispo Orth – UPF – Passo Fundo
Profa. Dra. Marilane Maria Wolff Paim - UFFS – Campus Erechim
Profa. Ms. Rita de Cássia Machado – UFRGS – Porto Alegre
Prof. Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho – UFFS – Campus Erechim
Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira – FURG – Rio Grande
Profa. Dra. Thaís Janaína Wenczenovicz – UERGS – Campus Erechiim
Prof. Ms. Thiago Ingrassia Pereira - UFFS – Campus Erechim
Profa. Ms. Verenice Teresinha Lipsch – FAE – Erechim
Prof. Dr. Vinícius Lima Lousada – IFRS – Campus Sertão
Profa. Ms. Zoraia Bittencourt - UFFS – Campus Erechim
Profa Ms. Regina Irgang – SMED/Erechim
Profa Dra. Ana Lúcia de Souza Freitas – PUCRS – Porto Alegre

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