segunda-feira, 21 de maio de 2012

LOCAIS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS POR EIXO DE DIÁLOGO

Pessoal, por favor confiram a sua sala de apresentação de trabalho na sexta, dia 25/05, das 8:30 às 12:00 e das 14:00 às 16:00.
A listagem completa estará disponível na sacola do evento.


EIXOS DE DIÁLOGO - ESCOLA ÉRICO
Rua Heraclides Franco, 44

ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 07

Eixo 1

 PAULO FREIRE e a Educação Superior
Coordenação: Fernanda May – UFFS/Erechim

1-Márcia Adriana Rosmann

Cleo Antonio Lopes Rosa

DA CURIOSIDADE INGÊNUA À CURIOSIDADE EPISTÊMICA: CONTRIBUIÇÕES FREIREANAS

2-Luçaires Czermainski Gonçalves

Lucia Czermainski Gonçalves
A tutoria numa perspectiva freiriana- Entrelaçando Saberes

3-Ana Lúcia Nunes Pereira

A EDUCAÇÃO POPULAR NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES DE EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO DEDC XV (UNEB) – VALENÇA/BA

4-Fábio Alves de Araujo Souza
O corpo como parte da educação
5-Danielli Rosado


UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO: PAULO FREIRE E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

6-Anamaria Copercini Bortolanza
CONHECIMENTO SOBRE OS PENSAMENTOS E A BIOGRAFIA DE PAULO FREIRE ADQUIRIDOS EM SALA DE AULA PELOS GRADUANDOS DO 5º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICA E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE ERECHIM/RS

7-Selí Teresinha Leite
ENSINO SUPERIOR: PERCALÇOS E ANSEIOS

8-Maria Claudia Cardoso Farias

Sabrina das Neves Barreto
Aprender ao ensinar” e “ensinar ao aprender” com um grupo de educandos do Curso de Geografia Licenciatura da FURG, na disciplina de Educação de Jovens e Adultos.
9-Maria Raidalva Nery Barreto

A EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS FORMAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
REALIZADA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)

10-Eliane Godinho

(RE)SIGNIFICAÇÃO DA ESCOLA:  PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
QUE DIALOGAM COM PAULO FREIRE

11-Cléton Salbego

Elaine Maria Dias de Oliveira

Márcia de Almeida Rosso da Silva

Vanessa Cristina Dalenogare
PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA

12- Fernanda May
A EXPERIÊNCIA DO PET/CONEXÕES DE SABERES – UFFS/ERECHIM: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO POPULAR NO ENSINO SUPERIOR
13-Jonas Hendler da Paz

Andressa Trindade Espíndola

Letícia da Silva

Paloma Daud

Vinícius de Oliveira Masseroni

A PESQUISA COMO UM PROCESSO FORMATIVO E A CONSTRUÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA.

14-Sílvia Juliana Baptista Juliani
Avaliação Participativa: a experiência de aprender a dizer a sua palavra



ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 19

Eixo 2

 PAULO FREIRE e a Educação do campo: resistência e construção de alternativas
COORDENAÇÃO: Naira Estela Roeler Mohr – UFFS/Erechim


1-Maria Helena Romani Mosquen

Claudete Junges
EDUCAÇÃO POPULAR EM ANCHIETA/SC:
Sistematização de experiência em construção nas escolas do campo

2-Naira Estela Roesler MOHR

Matheus Fernando MOHR
Escola e comunidade ampliando diálogos por meio das visitas pedagógicas.

3-Raquel Borges Teixeira de Oliveira

Andréa Wahlbrink Padilha da Silva

Lílian Gomes Aldrighi
Trilhando os caminhos da pesquisa-ação na Escola do/no campo: uma proposta de formação de professores, na perspectiva da Educação Popular do campo
4-Fátima Rejane Colvara Santos

Aline Ferron

INVESTIMENTOS GOVERNAMENTAIS NA EDUCAÇÃO RURAL BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA FREIRIANA

5-Eduardo Garralaga Melgar Junior


DESVELANDO PRÁTICAS EDUCACIONAIS: CONTEXTOS E TRAJETÓRIAS DAS ESCOLAS DO CAMPO EM JAGUARÃO/RS

6-Vanessa Gonçalves Dias

Michele Silveira Azevedo
PROCESSOS DE PESQUISA-AÇÃO NA REALIDADE DAS ESCOLAS DO CAMPO

7-Valquíria Santos Böhm

Juliana Lima Fagundes

Magda G. Cruz dos Santos

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS ENVOLVENDO COMUNIDADES CAMPESINAS A PARTIR DE SABERES POR ELAS CONSTITUÍDOS
8-Nara Regina Borges Dias


ESCOLA E VIOLÊNCIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

9-Patricia Rutz Bierhals

Fernanda dos
Santos Paulo                                           

Elizane Pegoraro Bertineti


Paulo freire e gramsci um diálogo com a formação de educadores

    
10-Roberta do Espírito Santo Luzzardi

EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO: ALGUMAS REFLEXÔES SOBRE A ESCOLA PÙBLICA


ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 17

Eixo 3

PAULO FREIRE e os Movimentos sociais, economia solidária, educação e trabalho
Coordenação: Valter Morigi - UFRGS


1-Valter Morigi
Aproximações entre Cidades Educadoras, Trabalho e Educação
2-Letícia da Silva Soares

Arisa Araujo da Luz
UM DIÁLOGO RECHEADO DE VOZES: MERENDA ESCOLAR, PRODUÇÃO, CONSUMO E LEGISLAÇÃO


3-Maristel Carrilho da Rocha

Uma prática educacional que nasce na fábrica: produz uma conscientização a partir de Paulo Freire.

4-Juliana Carla Girotto
A ECONOMIA SOLIDÁRIA DIALOGADA COM O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE
5-Fernanda dos Santos Paulo


EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS: OS DESAFIOS ATUAIS

6-Suzana Kaiser

Vanise dos Santos Gomes;

MULHERES PESCADORAS E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PROCESSO EMANCIPATÓRIO

7-Everton Dorneles Chemelo
EDUCAÇÃO E TRABALHO: O EDUCADOR EM PROCESSO NA EMANCIPAÇÃO DOS EDUCANDOS

8-Tamara Raísa Bubanz Silva
“Agricultoras Familiares vivenciando Economia Solidária: Relato de uma Experiência com Educação na prática da liberdade”

9-Ana Maria da Silva Brum

Jéssica Falcão de Oliveira

Janaína Noguez

TECENDO DIÁLOGOS COM AS LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS: A PERCEPÇÃO SOBRE OSEU PAPEL ENQUANTO REPRESENTANTES DEASSOCIAÇÕES DE COMUNIDADES NO MUNICIPIO DO RIO GRANDE/RS

10-Paulo Ricardo C. Aleluia
TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E EDUCAÇÃO POPULAR: A DIMENSÃO EDUCATIVA DA AÇÃO POLITIZADORA DO INSTITUTO DE FÉ E POLÍTICA DE CÁRITAS DA DIOCESE DE AMARGOSA- BA

11-Margot Rahde Reali

Maria Rosane da Costa Couto

Diagnóstico da escola de acordo com projeto político pedagógico vigente

12-Felipe Soares Nascimento
RELATOS DE EXPERIÊNCIA: PROJETO TÉCNICO SOCIOAMBIENTAL – PTSA
OUTRAS EXPRESSÕES


ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 01

Eixo 4 (sala 1)

PAULO FREIRE e a Educação de Jovens e Adultos
Coordenação: Marilane Maria Wolff Paim - UFFS/Erechim


1-Marilane Maria Wolff Paim

ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES DA PRÁTICA ALFABETIZADORA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

2-Valdo Barcelos
CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA – UMA ALTERNATIVA FREIREANA E INTERCULTURAL DE EDUCAÇÃO

3- Flávia Dalla Costa
REFLEXÕES SOBRE O LEGADO DE PAULO FREIRE NA EJA
4-Luiz Etevaldo da Silva
A filosofia freireana e seus vínculos com aEducação de Jovens e Adultos

5-Juliana Silva dos Santos

ACULTURAÇÃO OU LIBERTAÇÃO? REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

6-Helena de Fátima Fernandes da Silva

Eduarda Ribeiro Vieira
A educação como forma de libertação para Jovens e Adultos

7-Liderlanio de Almeida Araújo

Geize Jeane Araujo

Graziela Brito de
Almeida

REAGINDO QUIMICAMENTE PARA TRANSFORMAR A PRÁTICA DOCENTE

8-Bruna Borges Telmo

Paola Reyer Marques


APRENDIZAGENS DE UMA PETIANA NO CONTEXTO DE UM CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR


9-Carmem Lucia Albrecht Da Silveira

Viviane de Quevedo Chaves
DADOS QUANTITATIVOS SOBRE O ANALFABETISMO: UM OLHAR A PARTIR DE PAULO FREIRE

10-Maria Rita Costa do Carmo

Simara Santana Guedes
O fazer unido ao saber na formação do educador: estágio na educação de jovens, adultos e idosos uma experiência de educação freireana


11-Natali Santos Moura



DESAFIOS ENFRENTADOS NA DOCÊNCIAEM UMA TURMA DE EJA

12-Alexandre Cougo de Cougo

Cleuza Maria Sobral Dias


JOVENS HISTÓRIAS NA ESCOLA DA LUA

13-Andreia B. dos Santos

Elane Silva de Andrade
DO AUTORITARISMO AO O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS COLETIVOS EM UMA PERSPECTIVA FREIREANA






14-Geize Jeane Gomes de Araújo








TRILHAS E CAMINHOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS JOVENS

15- Elisabete Ferreira Delfino
MEDITAÇÃO COMO UMA POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO NAS EXPERIÊNCIAS DO PROJETO TECELENDO
 ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 02

Eixo 4 (sala 2)

PAULO FREIRE e a Educação de Jovens e Adultos
Coordenação: Adriana Regina Sanceverino Losso – UFFS/Erechim

1-Adriana Regina Sanceverino Losso

MEDIAÇÃO: O EXERCÍCIO DO DIÁLOGO COMO FUNDAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

2-José Glauco Teixeira Lins Filho

Ednaldo Menezes de Lima

 Graziela Brito de Almeida
HUMANISMO E CIDADANIA - Educação em Valores

3-Isolda Borges Ferreira

Jerusa Fofonka Machado

O COMPLEXO TEMÁTICO COMO ELEMENTO DE CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULO TRANSFORMADOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: manejos responsáveis para a nutrição do conhecimento
4-Franciele Fátima Marques

Rute Blazejuk Imlau

Marilei Fátima Balensiefer Simonetto
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS À LUZ DE PAULO FREIRE: UMA EXPERIÊNCIA PAUTADA EM SEUS ENSINAMENTOS

5-Meri Elen Baptista Bastos
REPENSANDO A FORMAÇÃO DO CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM EJA: LEITURA DE MUNDO, LEITURA DA PALAVRA
6-Micheli Daiani Hennicka

Silvia Regina Montagner
Andarilhando com Paulo Freire: a importância do seu legado para a EJA na atualidade

7-Marcia Helena Koboldt Cavalcante

Marlene Soder Ressler
NO TIJOLO E CIMENTO A SABEDORIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

8-Elane Silva de Andrade

Daniela Sales

Josiane Dias Costa
TECELENDO: Tecendo novos caminhos para a Alfabetização de Jovens, Adultos?


9-Vivian Destri

Claudia Smuk da Rocha

Carolina Destri
CEJA – ERECHIM:
UMA EXPERIÊNCIA EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO

10-Lisiane Costa Claro

Sícero Miranda


Projeto Educação para Pescadores: UMA MARCHA PELA Educação Popular na EDUCAÇÃO FORMAL - EJA

11-Catia Eli Gemelli

PROEJA-FIC e as contribuições para a inclusão de jovens e adultos no mercado de trabalho: um relato das experiências vivenciadas na escola Nelson Paim Terra (Canoas – RS)

12-Rogéria Aparecida Garcia

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS: A BUSCA PELO PROTAGONISMO POPULAR.

13-Patrícia Taís Zick

Lucas Carbonari

Outras expressões
14-Neci Maria Lopes Bandeira

Débora Amaral Sotter
PAULO FREIRE EM POESIA – escritas dos educandos da Educação de Jovens e Adultos do CAIC/FURG

15-Gabriela Peters Lumertz
Márcia

Regina Becker

Tatiana Peters Lummertz;

Edla Eggert

Outras expressões
 ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 03

Eixo 5 (sala 1)

PAULO FREIRE e a educação popular (ambientes diversos)
Coordenação: Vilmar Alves Pereira - FURG

1-Fernanda Carvalho

Ferreira; Telmo Adams
Mediações pedagógicas em Programa de Acolhimento Institucional: uma prática das ideias de Freire

2-Vilmar Alves Pereira

DE PROFESSOR A EDUCADOR LIBERTADOR: desafios a partir do contexto dos Pré-universitários Populares no PAIETS-FURG

3-Isabela Camini
Cartas Pedagógicas: Aprendizados que se entrecruzam e se comunicam

4-Jaime José Zitkoski
A EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: o lugar e a importância histórica a partir de uma leitura freireana

5-Valmor Rabelo

Grasiela Rutiel Huff
A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE LIBERTAÇÃO

6-Sérgio Trombetta
Paulo Freire: Uma pedagogia da Libertação

7-Gabriela Maciel Lamberty

Maria Raquel Caetano
Educação Popular e os saberes dos educandos

8-Gomercindo Ghiggi


Do fragmento à pedagogia das marchas (Ou da contramarcha?)
Caminhando com Paulo Freire...

9-Veridiana Gomes Caseira

Leonardo Dorneles Gonçalves


PRÁTICAS EDUCATIVAS POPULARES NO CONTEXTO DAS ILHAS DA TOROTAMA E MARINHEIROS EM RIO GRANDE-RS

10-Elza Maria Fonseca Falkembach
“DA ESPERANÇA À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL”
11-Taís Maiara Loss Loehder

Carmem Lúcia Albrecht da Silveira



Distorção Idade-Série em uma perspectiva Freiriana


12-Vanessa Silva da Luz

Sicero Agostinho Miranda
RECONSTRUINDO A REDE DE PESCA COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE GEOMETRIA


ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 04

Eixo 5 (sala 2)

PAULO FREIRE e a educação popular (ambientes diversos)
Coordenação: Verenice Lipsch – FAE/Erechim;  Leandro Carlos Ody – CEPO/Erechim

1-Verenice Lipsch

Leandro Carlos Ody

EDUCAÇÃO POPULAR:
A AÇÃO DO EDUCADOR COMO POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO


2-Paola Reyer Marques

Bruna Borges Telmo




VALIDADE DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO POPULAR EM FREIRE NO COTIDIANO DE UM CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR

3-Luis Carlos Borges dos Santos
A Educação Popular em Fé e Alegria: uma ação transformadora

4- Leonardo Dorneles Gonçalves


A PESQUISA EM EDUCAÇÃO POPULAR: UM NECESSÁRIO “QUE FAZER” NOS CURSOS PRÉ UNIVERSITÁRIOS

5-Daniele Borges

Simone Gonçalves da Silva
A CONSTITUIÇÃO DE UM EDUCADOR (A) REFLEXIVO NO CONTEXTO DO CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO FÊNIX: entre as rodas e prosas de conversa

6-Raquel Karpinski Lemes

Mariana Rafaela Esquinatti 

Shirlei Alexandra Fetter

Contribuições para uma prática educacional-crítica


7-Júlia Guimarães Neves


ESTUDO DE CASO: Motivação Educacional em dois relatos de vida

8-Deloíze Lorenzet

Juliana Carla Girotto

EDUCAÇÃO POPULAR:
um projeto político e pedagógico para a transformação social
9-Laiz Cristina dos Santos Silveira


A PRÁTICA DEMOCRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM COMUNIDADES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

10-Hellen Pegoraro Gregol


EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR: UMA LEITURA A PARTIR DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA


ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 05

Eixo 5 (sala 3)

PAULO FREIRE e a educação popular (ambientes diversos)
Coordenação: Rita de Cássia Fraga Machado - UFRGS

1-Rita de Cássia Fraga Machado
Conceição Paludo

Educação de Adultos e a relação trabalho-educação no trabalho de educação popular: perspectivas freireanas

2-Isabel Rosa Gritti

Silvana Maria Gritti
A OBRA PROMOCIONAL SANTA MARTA E A PEDAGOGIA FREIRIANA.

3-Patrícia Madruga Brum


EU/NÓS EDUCADORAS POPULARES: UM DIÁLOGO COM A NOSSA EXPERIÊNCIA

4-Karolyne Marques Fonseca

CONEXÕES COM OS SABERES POPULARES: ACREDITAR COM ESPERANÇA

5-Michele Silveira Azevedo

Neiva Afonso Oliveira

Kátia Aparecida Poluca Proença

ESCOLA:É POSSÍVEL CONSCIENTIZAR?

6-Emanuele Glaeser

Jorge A. Rosa Ribeiro


Outras formas de expressão
7-Felipe Vargas da Fonseca
As experiências de êxito nos cursos pré-universitários do PAIETS: Saberes Populares e Protagonismo Social

8-Iria Vannuci Barbosa da Silva

Tecelendo: tecendo sua história através de uma teia de saberes populares na perspectiva Freiriana
OUTRAS EXPRESSÕES

9-Vanessa Silva da Luz

Sicero Agostinho Miranda
RECONSTRUINDO A REDE DE PESCA COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE GEOMETRIA

10-Camila de Almeida Silva
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: O ENSINO EM UMA PERSPECTIVA DE EMANCIPAÇÃO EM FREIRE
 ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 08

EIXO 6 (sala 1)

PAULO FREIRE e a Formação de professores
COORDENAÇÃO: Joviana Vedana da Rosa – UFFS/Erechim

1-Joviana Vedana da Rosa
UM ENCONTRO COM A EDUCAÇÃO POPULAR E INTENCIONALIDADES NA MINHA FORMAÇÃO DOCENTE

2-Jerônimo Sartori
EM BUSCA DA AUTONOMIA PARA AS AÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

3-Sabrina de O. Lackmann

Stefani do Nascimento

Renan Ribeiro Pimentel


O currículo do curso de pedagogia: Um estudo a partir da leitura dos educandos.

4-André Luis C. de Freitas
Luciane A. de Araujo Freitas

A CONSCIENTIZAÇÃO EM ESPAÇOS MENORES:
O INACABAMENTO DO PROFESSOR.

5-Mariza de Sena Rodrigues

Leonardo Dorneles Gonçalves


A EXPERIÊNCIA DE UMA ESTUDANTE DE PEDAGOGIA INSERIDA EM UM CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR

6-Tiago Schuaste Diedrich
A EPISTEMOLOGIA FREIREANA E O ENSINO DE HISTÓRIA

7-Neusete Machado Rigo

Adriane Weyh

Carmine Zimmermann

Sílvia Luíza Spohr Recchi
DIALOGICIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO: SEMENTES DE ESPERANÇA

8-Márcia de Jesus Xavier

EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DESAFIOS À FORMAÇÃO DOCENTE

9-Eliane de Lourdes Felden

Claudine Adriana Casarin Kronhardt


10-Danielle Monteiro Behrend
Diálogos com famílias e a contribuição de suas narrativas na formação docente



11-Nisiael de Oliveira Kaufman

Elvio de Carvalho

COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR E APRENDER NUMA PERSPECTIVA FREIRIANA


12-Pâmela Rodrigues Altamor

Diálogo com Paulo Freire: práxis pedagógica e formação de professores

13-Celso Ilgo Henz
Por uma Aula com Sujeitos
Dialógicos, Afetivos, Crítico-reflexivos e Cognoscentes


14-Adriane da Silva Machado Möbbs


A EAD DIALOGANDO COM PAULO FREIRE - UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 09

Eixo 6 (sala 2)

PAULO FREIRE e a Formação de professores
Coordenação: Leandro Raizer – IFRS/Osório

1-Leandro Raizer

O PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

2-Joze Medianeira dos Santos de Andrade Toniolo
(RE)PENSANDO A PRÁXIS EDUCATIVA: dos princípios às atitudes na formação de professores

3-Eliziane Tainá Lunardi Ribeiro

Camila da Rosa Parigi

Andrea Garcez Pereira
DIÁLOGOS CONSTRUÍDOS E (RE)CONSTRUÍDOS COM PAULO FREIRE ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM SANTA MARIA/RS

4-Andréia Teixeira Inocente
A educação da amorosidade docente: buscando o equilíbrio entre o ser e o fazer.
5-José Fernando Kieling

Maria da Graça Souza
GESTÃO DAS DESIGUALDADES, MUDANÇA E EMANCIPAÇÃO
6-Maria Eliza Barcellos Bocácio

Eduarda Espindola Nunes Lucinéia de

Lucinéia de Arruda Pompeo

VIVÊNCIAS DA ROTINA DOCENTE: UMA REALIDADE POSSÍVEL COM A UERGS E O PIBID

7-Micheli Silveira de Souza
Dialogando e aprendendo a ser professor
8-Francisco dos Santos Kieling

Analisa Zorzi
Conflito pedagógico e seu impacto na qualidade da democracia

9-Rita de Cacia Pereira dos Santos

Silvana Ferraz Moraes

Nara Noely Dorneles Martins
VIVÊNCIAS DE SER PROFESSOR/A NO SUBPROJETO PIBID/UERGS EM SÃO LUIZ GONZAGA

10-Silvia Regina Montagner

Micheli Daiani Hennicka

DIÁLOGOS E DESAFIOS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: CAMINHOS QUE SE ENTRECRUZAM E SE REVELAM

11-Eliane de Mello


PESQUISA PARTICIPANTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPEL: “SER E NÃO SER PROFESSORA...”
12-Sílvia Regina de Oliveira Santos

Arisa Araujo da Luz
PROFESSORA, PIBIDIANA E ACADÊMICA: A BONITEZA DE VIVER MÚLTIPLOS PAPÉIS EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO

13-Edson Carpes Camargo

Ana Lúcia Paula da Conceição

TENSÕES E DESAFIOS DO PERCURSO FORMATIVO
DOS DOCENTES DO PROEJA-FIC

14-Elizane Pegoraro Bertineti

Ana Lúcia Vergara Pereira
UMA DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR DESDE A FORMAÇÂO DE PROFESSORES

 ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 12

Eixo 6 (sala 3)

PAULO FREIRE e a Formação de professores
Coordenação: Marli da Silva - CEPERS

1-Camila da Rosa Parigi

Natália Werle

Paola Maciel Vianna

INTERELAÇÕES ENTRE CIDADANIA E HUMANIZAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA LEITURA DO MUNDO E LEITURA DA PALAVRA

2-Ana Paula G. Fioravante
Compondo o ser educador: um movimento crítico a partir da prática da escrita dialógica e reflexiva

3-Nilta de Fátima Hundertmarck Graciolli

Carolina Zasso Pigatto

HORA DO CONTO NUMA PERSPECTIVA FRERIANA

4-Thiélide Pavanelli Troian
Maria Luiza Troian

Maria Ivonete de Souza
A FORMAÇÃO DOCENTE CENTRADA NA ESCOLA E O APORTE TEÓRICO FREIREANO: UMA AÇÃO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO

5-Jéssica Santos Santiago
Educação popular para a formação da consciência cidadã da Família:
Experiência de Estágio no campus XV - UNEB - Valença/BA.

6-Juliana Goelzer
QUAL É A ESCOLA DOS SEUS SONHOS?
7-Cleni Inês da Rosa

Leo Jorgelewicz

Contribuições de Paulo Freire para formação de professores de Fisioterapia:uma reflexão necessária

8-Maria Elisabete Machado

Gilda de Aguiar Gomes

Naiane A. R. Pisoni

Marilene Dias

Ana Lúcia Souza de Freitas
A autonomia dos educandos e educadores na escola e na universidade: uma possibilidade de ser mais com o apoio dos diários de pesquisa
9-Tania Tuchtenhagen Clarindo

Mária de Fátima Santos da Silva
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUDA: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE ATENÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE

10-Lorival Geraldo da Rosa
Outras Formas de Expressão
11-Daniele Muller

PLANEJAMENTO COLETIVO INTERDISCIPLINAR : CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE

12-Claudia Simone Ohlweiler
Outras Formas de Expressão
13-Luciana de Castilhos dos Santos
Outras Formas de Expressão
14-Tatiane de Fátima Kovalski Martins

Elisangela Linn

Escola Básica e o básico do ensino: Refletindo sobre a formação de professores e o fracasso escolar.

 ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
SALA 13

Eixo 7
PAULO FREIRE e as políticas públicas da diversidade, do interculturalismo, do feminismo, dos direitos humanos e da Cultura de paz
Coordenação: Thaís Janaina Wenczenovicz – UERGS/Erechim

1-Lílian Dilli Gonçalves

PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA

2-Claudete Robalos da Cruz


EDUCAR PARA UMA SOCIEDADE PLURAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DIALÓGICA FREIREANA

3-Márcia Regina da Silva
A DIVERSIDADE E PAULO FREIRE

4-Evandro de Godoi

REFLEXÕES SOBRE O “PENSAR CERTO”: UM OLHAR FREIREANO ÀS RELAÇÕES DE GÊNERO E ESPAÇO ESCOLAR

5-Cledir A. Magri
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS:
UMA ABORDAGEM A PARTIR DE PAULO FREIRE

6-Letícia Rieger Duarte

Cênio Back Weyh

Noli Bernardo Hahn
ALTERIDADE, SUBJETIVIDADE E UTOPIA:
construindo a sociedade sem exclusão

7-Denise Aparecida de Almeida Benelli

Taísa Fernanda Schaefer

Daniela Sposito Dias Oliva

Educadores, deficiências e o processo de inclusão
8-Melina Chiba Galvão
AS MULHERES INVISÍVEIS POR TRÁS DOS PESCADORES: RELATOS E DIÁLOGOS

9-Alex Madruga da Rosa Sbaraini

Denise Aparecida Almeida Benelli

Daniela Regina Sposito Dias Oliva
CONTRUINDO POSSIBILIDADES NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇA COM SÍNDROME DE ANGELMAN – RELATO DE CASO

10-Alana Pedruzzi

Tamires Podewils
DIÁLOGOS ENTRE A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E O COLETIVO CAMALEÃO

11-Liliane Rutz Bierhals
DEPENDÊNCIA QUÍMICA DE JOVENS ADOLESCENTES, SUJEITOS DE UMA HISTÓRIA

12-Josiane Beloni da Cruz
Práticas de resistência ao preconceito e à discriminação racial na sala de aula: diálogos com Paulo Freire.

13-Thaís Janaina Wenczenovicz

Regina Weber
EDMUNDO GARDOLINSKI: UM ENGENHEIRO MEMORIALISTA
OUTRAS EXPRESSÕES


14-Fabiana Alves Gass
Ângela Beatriz Moreira da Silva


Outras expressões





Nenhum comentário:

Postar um comentário