segunda-feira, 21 de maio de 2012

SÍNTESE DOS LOCAIS DOS EIXOS DE DIÁLOGO


1. PAULO FREIRE e a Educação superior
Questões que envolvam a experiência de educandos e educadores na universidade, tomando o ensino de Graduação como objeto de estudo, no âmbito da formação de educadores ou em outras áreas de formação acadêmicas.
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO - SALA 07

2. PAULO FREIRE e a Educação do campo: resistência e construção de alternativas
Experiências educativas envolvendo comunidades campesinas a partir de saberes por elas constituídos.
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO - SALA 19

3. PAULO FREIRE e os Movimentos sociais, economia solidária, educação e trabalho
Questões sobre os contextos nos quais ocorrem processos de participação na sociedade, relacionando-os aos diversos setores e às mediações pedagógicas neles imbricadas. O trabalho solidário, educação e socioeconomia como forma de incentivar processos educativos emancipatórios.
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO - SALA 17

4. PAULO FREIRE e a Educação de Jovens e Adultos
Questões sobre a educação de jovens e adultos em espaços formais e não formais, em uma perspectiva socioantropológico-cultural; implicações teórico-metodológicas na prática pedagógica de alfabetização de adultos; diálogo com as experiências que envolvem todos os programas de Educação de Jovens e Adultos.
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
Sala 1 - SALA 01
Sala 2 - SALA 02

5. PAULO FREIRE e a Educação Popular (ambientes diversos)
Aspectos conceituais e contextuais da (re)fundamentação da Educação Popular; a práxis que possibilite a construção coletiva do conhecimento e o fortalecimento dos processos de ensino e de aprendizagem; teorização das práticas em educação em diferentes contextos sociais formais, não formais e informais que visem à educação problematizadora como processo de emancipação.
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
Sala 1 - SALA 03
Sala 2 - SALA 04
Sala 3 - SALA 05

6. PAULO FREIRE e a Formação de professores
Envolve os processos de formação inicial e continuada de professores e professoras nos diferentes espaços de formação; conteúdos de ensino e temáticas que valorizem os saberes docentes, a epistemologia da prática e a constituição de contratos didáticos fundados na concepção libertadora da educação.
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO
Sala 1 - SALA 08
Sala 2 - SALA 09
Sala 3 - SALA 12


7. PAULO FREIRE e as políticas públicas da diversidade, do interculturalismo, do feminismo, dos direitos humanos e da e a Cultura de Paz
Temáticas relacionadas à diversidade étnica e cultural, à condição sexual, ao gênero, à inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais e demais temas relacionados, além das ações afirmativas em prol de justiça social e equidade (documentos nacionais e internacionais, políticas públicas, fóruns, movimentos populares, ações de ONGs, conselhos, etc.) e ações de promoção de cultura de paz em diferentes espaços (educação formal e não formal)
ESCOLA ÉRICO VERÍSSIMO - SALA 13


8. PAULO FREIRE e as Práticas educativas emancipatórias nas escolas da Educação Básica
Experiências e estudos de profissionais da educação que concebem o ensino escolar como ato político, ético e estético; parcerias, programas e projetos de caráter educativo que entendam a escola como espaço privilegiado de formação desde as séries iniciais do Ensino Fundamental ao final do Ensino Médio.
ESCOLA HAIDÉE
Sala 1 - SALA 303 (1º ANDAR)
Sala 2 - SALA 304 (1º ANDAR)

9. PAULO FREIRE em Diálogo com outros(as) autores(as)
Estudos que proponham a aproximação teórico-prática do legado freireano com outras construções teóricas de autores(as) clássicos(as) ou contemporâneos(as).
ESCOLA HAIDÉE
Sala 1 - SALA 305 (1º ANDAR)
Sala 2 - SALA 306 (1º ANDAR)


10. PAULO FREIRE e a Educação, comunicação e novas tecnologias
Questões sobre a influência da comunicação na subjetividade e no modo de pensar dos educadores e educandos. Envolve também questões sobre EAD, ambientes virtuais de aprendizagem e outras formas de interação digital virtual, além da utilização/apropriação dos recursos midiáticos nos espaços educativos.
11. PAULO FREIRE e a Educação, a saúde e a cidadania
Experiências voltadas para as questões da saúde em diferentes cenários e contextos sociais, destacando possibilidades de interface entre as áreas da educação e da saúde; questões sobre formação e cidadania na perspectiva da transformação da realidade social vigente.
ESCOLA HAIDÉE - SALA 307 (1º ANDAR)
ATENÇÃO: OS EIXOS 10 e 11 VÃO TER SUAS APRESENTAÇÕES NA MESMA SALA TENDO EM VISTA O NÚMERO REDUZIDO DE TRABALHOS DE CADA UM.

12. PAULO FREIRE e a Arte, a cultura e a educação interdisciplinar

Abordagens artísticas e culturais, programas, projetos e propostas pedagógicas promotoras de arte e de cultura; a arte na educação como princípio educativo e elemento motivador à interdisciplinaridade.
ESCOLA HAIDÉE - SALA 309 (1º ANDAR)


13. PAULO FREIRE e a gestão da educação
Eixo que pretende dar relevo às administrações do sistema de ensino em todos os seus âmbitos (municipal, estadual e federal e também da rede privada), discutindo, a partir da experiência de Paulo Freire como secretário da educação de São Paulo, a implementação de políticas educacionais na contemporaneidade.
ESCOLA HAIDÉE - SALA 405 (2º ANDAR)
  
14. PAULO FREIRE e a educação infantil
Este eixo retoma as discussões realizadas no âmbito de outros Fóruns, destacando ações na educação infantil que dialogam com o pensamento de Paulo Freire.
ESCOLA HAIDÉE - SALA 406 (2º ANDAR)

15. PAULO FREIRE e a educação ambiental
Relatos de pesquisas e vivências da Educação Ambiental, em diferentes espaços e numa perspectiva crítica, radical e libertadora, que dialoguem com o pensamento freireano ou por ele sejam fertilizados.
ESCOLA HAIDÉE - SALA 410 (2º ANDAR)

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